Campus e Comunidade

Uma obra que reflete a imensidão do legado de António Gouvêa Portela

São vários os testemunhos de profissionais que trabalharam com o professor do Técnico e que compõem o livro.

“É um prazer editar este livro”, dizia Pedro Lourtie, diretor da ISTPress e um dos autores, na abertura da sessão de lançamento do livro “António Gouvêa Portela, o legado”, que decorreu esta terça-feira, 23 de maio, no Instituto Superior Técnico.  Um livro que conta com o testemunho de catorze autores que trabalharam diretamente com o célebre professor do Técnico.   A riqueza da atividade profissional do académico, os seus contributos, a influência que exerceu e os princípios que o regiam podem ser encontrados nas páginas desta obra.

Para o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, é inegável “a marca que o professor António Gouvêa Portela deixou nas pessoas e nas diversas áreas em que trabalhou”.  “Sei que era uma pessoa notável, mesmo sem o ter conhecido, apenas pelo que ouço e sei que fez, e este livro honra na perfeição a sua memória”, afirmou o professor Arlindo Oliveira perante a vasta audiência.

“Fazer bem sem ostentar”, “um homem cuja maior missão foi formar os outros”, “portador de grandes princípios de ética”, “um visionário”, foram alguns dos elogios que se ouviram tanto do editor do livro, Luís Braga Campos, como de alguns dos autores ao longo da apresentação. A família do professor António Gouvêa Portela esteve também presente, tendo o seu neto, Nuno Portela, ficado encarregue de falar sobre o site, que já se encontra disponível,e onde se podem encontrar mais informações sobre o livro e o icónico professor.