Universidade de Lisboa inaugurou nova residência de estudantes

Edifício situado na Cidade Universitária tem o nome de António Cruz Serra, antigo presidente do Técnico.

São 335 novas camas, integradas em 240 unidades individuais e duplas. O primeiro edifício do novo complexo residencial da Universidade de Lisboa (ULisboa), situado na Cidade Universitária, foi inaugurado a 24 de novembro. É a primeira parte de um projeto mais amplo com três edifícios com capacidade para 901 estudantes. Para além das unidades de alojamento, o complexo incluirá, no futuro, uma praça central com espaços comerciais e um estacionamento subterrâneo.

A nova residência, com o nome do anterior Reitor da Universidade de Lisboa e antigo Presidente do Instituto Superior Técnico, António Cruz Serra, homenageia o trabalho desenvolvido por este tendo em vista a criação de condições para uma frequência académica bem sucedida, sobretudo para os estudantes menos favorecidos.

A nova residência aposta também na criação de espaços de convívio, dispondo de diversas áreas comuns, como salas de convívio e de estudo e espaços de lazer equipados com televisões e pequenos equipamentos desportivos.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, do reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira e do Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço.

A nova residência recebeu financiamento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, que cobriu grande parte das despesas.

Antes da inauguração desta Residência, a Universidade de Lisboa dispunha de um total de 1145 camas distribuídas pelas suas 13 residências. Com a conclusão deste projeto, a instituição aumentou significativamente a sua capacidade de alojamento, passando assim para 1480 camas destinadas a estudantes, prevendo-se que atinja as 2046 camas com a conclusão do projeto residencial.