Vinte e quatro anos de TUIST

A caminho das bodas de prata, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico continua a prosseguir os ideais que nortearam a sua criação.

Música, academia, espírito de camaradagem e amizade, são ingredientes que não faltaram, antes se multiplicaram nos vinte e quatro anos de existência da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST). “Acreditamos que estes anos têm tornado mais ricas as vidas de todos os que por cá passaram”, partilha Pedro Micaela, Presidente da tuna. A qualidade musical da TUIST há muito reconhecida alia-se a uma identidade própria repleta de “brio, sobriedade, postura, sentido de responsabilidade e a constante procura de novas soluções, tão característicos do nosso Instituto Superior Técnico”, descreve Pedro Micaela.

Assumem-se como embaixadores do Técnico, da cidade de Lisboa e do espírito universitário. São conhecidos como “a Tuna do fado” e quem lhes ouve as melodias o perceberá.  A originalidade das suas atuações, onde o humor tem lugar marcado, já os levou a alguns dos mais importantes Festivais Internacionais de Tunas, valendo-lhes alguns conceituados prémios.

Estudantes, engenheiros, mestres e doutores preenchem o plantel desta “segunda família” que já conta com mais de 100 elementos. Entre os cursos com maior expressão estão Engenharia Civil e Engenharia Informática. Os elos criados são deveras fortes e refletem-se na ligação que os antigos membros mantêm com a Tuna, “muitas vezes até depois de saírem de Lisboa e de Portugal”, frisaPedro Micaela. Regressam na maioria das ocasiões especiais, tais como o Festival, o jantar de Natal e jantar de Aniversário da Tuna.  “A TUIST é sempre presença constante ao longo da vida dos seus elementos”, explica o presidente.

A estreia oficial desta tuna foi a 23 de março de 1993 no Festival Internacional de Tunas Universitárias do Técnico, na Alameda. Quase um quarto de século depois, a data continua a ser celebrada com a organização do Festival de Tunas “Cidade de Lisboa”, que vai já na sua 19ª edição. Este ano além do apoteótico festival, a TUIST organizou também um espetáculo de angariação de fundos para o Campo de Refugiados de Eleonas. A ideia chegou, segundo conta o presidente, pelo testemunho inspirador de um dos elementos da Tuna que já havia feito voluntariado no referido campo “e que contagiou toda a Tuna a contribuir da melhor forma que sabemos, através da música”.O espetáculo foi um sucesso, e a variedade de estilos e de artistas convidados encheu a sala permitindo a angariação de um total de 1000 euros.

A TUIST é a única tuna que de forma recorrente realiza um festival na emblemática sala do Coliseu dos Recreios. Nesta edição, que decorreu a 25 de março, o festival juntou, à semelhança das edições anteriores, algumas das melhores tunas a nível nacional. O Coliseu quase encheu, atingindo uma lotação que rondou os 90% da sala, segundo a organização.  Pedro Micaela afirma que está sempre na mente da organização que “o Festival é destinado às Tunas e aos espectadores, pelo que é a nossa prioridade garantir a todos um fim de semana inesquecível”.  “Um futuro repleto de música, de amizade e de alegria”, é esse o desejo que o presidente exprime em nome da tuna para os anos que se seguem. Afinal como diz o refrão de uma das músicas mais conhecidas da TUIST: “É a sina de um tunante, encantar e divertir”.