Viver a Cultura @Técnico Tagus

Esta sessão esteve integrada no programa de Boas-vindas aos novos alunos.

Na passada sexta-feira, dia 16 de setembro de 2022, teve lugar mais uma sessão do Viver a Cultura @Técnico Tagus. Desta vez, a sessão esteve integrada no programa de Boas-vindas a novos estudantes que ingressaram numa das quatro licenciaturas do campus do Taguspark. Tratou-se de uma proposta de música e danças escocesas organizada por Roger Picken, grande impulsionador da prática de danças escocesas na região de Lisboa, em colaboração com António Bravo, grande entusiasta da modalidade, sendo ambos docentes do Departamento de Matemática do Técnico.

Num pequeno palco montado no Átrio Central do campus, os músicos Tomás Gonçalves (violino) e Benoît Gibson (piano) deram o tom para duas músicas folclóricas de raiz gaélica: uma rápida (reel ou jig) e outra mais lenta (strathspey). Depois, veio uma proposta de Roger Picken para uma dança em grupos de quatro pessoas (dois pares), com troca de par. Entre estudantes, docentes e funcionários presentes no Átrio Central, reuniu-se um número suficiente de entusiastas para essa primeira coreografia. A esta, seguiu-se uma proposta coreográfica de grupos de oito pessoas (quatro pares) e uma roda com troca de pares, sempre acompanhadas pelos músicos, com uma adesão divertida de várias dezenas de pessoas.

Pelo meio, assistiu-se a uma breve explicação por António Bravo da notação coreográfica destas danças sociais e da sua relevância para o património desta arte popular. As danças assim registadas, acessíveis num repositório  de acesso gratuito, podem hoje em dia ser replicadas e dançadas em qualquer canto do mundo.