Workshop Técnico-Vodafone junta investigadores e professores do Técnico

A iniciativa teve como objetivo a apresentação e discussão de trabalhos e pode dar origem a colaboração na orientação de dissertações de mestrado, com bolsas de estudo associadas.

O workshop Técnico-Vodafone juntou colaboradores da empresa, investigadores e professores do Instituto Superior Técnico para promover a partilha do trabalho de investigação que está a ser desenvolvido e os principais desafios identificados pela empresa. O objetivo do evento, realizado a 19 de outubro, foi a apresentação por parte da empresa de vários temas sobre os quais pretende trabalhar, bem como os desafios que enfrenta no presente. Do outro lado, a comunidade do Técnico ofereceu respostas expondo variados projetos de inovação tecnológica, bem como linhas de investigação futura. Conjuntamente, pretendeu-se que fossem identificados temas para potenciais dissertações de mestrado, para estudantes do Técnico, a serem apoiadas por três bolsas financiadas pela empresa.

Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para as Relações Empresariais e Operações, sublinhou, no arranque do evento, a importância desta parceria. “O Técnico quer entender os desafios do futuro de forma a alinhar as linhas de investigação da Escola e dar resposta aos desafios trazendo as nossas ideias, os nossos inputs para dentro das empresas”, afirmou.

Rui Gomes, Manager Access Implementation & Tools na Vodafone, também destacou o importante papel das parcerias com o mundo académico. “Estas colaborações são do máximo interesse para a Vodafone. Temos desafios a curto prazo, outros a longo prazo e é sempre interessante perceber a vossa opinião, a vossa perspetiva, na resposta a estes desafios. As vossas ideias são sempre bem vindas”, sublinhou.

Projetos apresentados: Dos serviços de streaming à sustentabilidade urbana

Seguiu-se a primeira apresentação da Vodafone, realizada por Rui Gomes, acerca de site power management e os desafios da gestão do consumo energético de radio sites. Do lado do Técnico coube a António Rodrigues, professor e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), apresentar algumas linhas de investigação e como estas podem dar pistas ou soluções aos desafios apontados pela Vodafone sobre a gestão da energia do parque de estações da empresa.

Foi depois altura de Ricardo Mah, TV Engineer na Vodafone, desenvolver o tema Optimizing Video Streaming in a Telco Environment, apresentando os desafios que a empresa enfrenta na gestão de tráfego utilizado pelos clientes em serviços de streaming e TV. João Ascenso, do Técnico, apresentou as propostas e soluções estudadas pelo IT como a capacidade de resposta a diferentes formatos vídeo, a realidade aumentada ou o free view point, uma tecnologia inovadora que permite ao utilizador escolher o point of view que pretender ver. Estas linhas de investigação e inovação pretenderam responder aos desafios futuros apontados pela Vodafone no que toca aos seus serviços de streaming.

O terceiro tema apresentado concentrou-se na descarbonização urbana e foi realizada por Miguel Campino e Alessandro Santiago dos Santos, do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+). Foram apresentadas questões ligadas à sustentabilidade urbana, ao consumo energético urbano e gestão de energia nas cidades. Foi destacado o estudo realizado num bairro lisboeta que pretende contabilizar o consumo energético das casas, tendo em conta o isolamento, a iluminação e outros factores.

A última apresentação da empresa foi realizada por José Canelas, NW – Own Network Design & Planning na Vodafone, e Renato Gonçalves, TAN Telco Engineer na Vodafone, e focou-se nos desafios de cobertura de rede e na análise e optimização da resolução de anomalias na rede.

A iniciativa terminou com uma apresentação por parte de Marta Candeias, Head of Research Funding Support Office no Técnico, que apontou algumas das oportunidades de funding para investigação que o Técnico oferece, e com algumas palavras de Tiago Guerra, Diretor do Técnico+ (escola de formação avançada do Técnico), que cedeu o local onde se realizou o evento.