Zita Martins, professora do Instituto Superior Técnico e Vice-Presidente para os Assuntos Internacionais, foi eleita Presidente da T.I.M.E. Association Network (Top Industrial Managers for Europe), tornando-se a primeira mulher a assumir a liderança desta rede internacional de escolas de engenharia.
Com um percurso que inclui colaborações com a NASA, o Imperial College London e a Agência Espacial Europeia, Zita Martins destaca que esta eleição “representa um marco histórico para a rede e uma oportunidade para reforçar o papel da cooperação internacional no ensino da engenharia”, ao assinalar, pela primeira vez em mais de três décadas de existência, a presidência de uma mulher.
Para o início do seu mandato, a também investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE) sublinhou ainda a sua ambição de “expandir os programas de duplo grau para novas áreas emergentes, intensificar a ligação entre universidades e empresas e reforçar a visibilidade global da rede”.
A T.I.M.E. Association Network reúne 57 instituições de referência no ensino da engenharia e da tecnologia, promovendo programas de duplo grau e graus conjuntos entre universidades parceiras. Estes programas permitem aos estudantes obter diplomas em mais do que uma instituição, contribuindo para a sua mobilidade académica, aquisição de competências linguísticas e culturais, e reforço da competitividade no mercado de trabalho global.
Além da sua atividade científica e académica, Zita Martins tem participado ativamente em iniciativas de promoção da ciência junto de diferentes públicos e de incentivo à igualdade de género na engenharia e tecnologia, como o Programa “Engenheiras por um dia”. O seu contributo e reconhecimento a nível nacional foi também assinalado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, através da condecoração com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, distinção que realça os altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.