Seminário com Zita Martins com elevada participação

A astrobióloga Zita Martins marcou presença num seminário, organizado pelo Women in Physics (WIP), onde falou da carreira da mulher na ciência e fez uma apresentação sobre o trabalho científico desenvolvido.

A anfiteatro Abreu Faro acolheu esta terça-feira mais um seminário organizado pelo clube de estudantes Women in Physics (WIP), desta vez com a presença de Zita Martins, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), codiretora do programa MIT Portugal e Consultora de Ciência, Inovação e Transição Digital da Presidência da República Portuguesa.

“De que forma é que a vida começou na terra? Há vida noutra parte do sistema solar?”, foram algumas das questões levantadas pela astrobióloga durante a sua apresentação. As rotinas fora da época de missões, com a recolha de meteoritos na Antártida e a explicação do objetivo na procura de moléculas orgânicas como sinal de vida noutros planetas, foram também alguns dos aspetos abordados.

Depois da apresentação, houve espaço para uma conversa informal. Os alunos colocaram diversas questões sobre a apresentação e sobre a carreira da docente. A professora admitiu a importância das mulheres na ciência, manifestou o seu agrado por fazer parte do Técnico e referiu que “é fundamental verem que há professoras do sexo feminino nesta escola, porque somos uma escola de engenharia e… É fundamental saberem que há mulheres a fazerem investigação ao mais alto nível e a nível internacional”, referiu.

A professora Zita Martins garante que enquanto professora a sua função é fazer investigação e servir os alunos. Mostrar que também existem oportunidades de contratação no mercado de trabalho para os elementos do sexo feminino é também um dos seus objetivos quando participa nestes eventos.