Candidaturas

Candidaturas abertas para o Mestrado Conjunto em Águas Subterrâneas e Alterações Globais (Erasmus Mundus GroundwatCH)

O Mestrado Conjunto em Águas Subterrâneas e Alterações Globais (Erasmus Mundus GroundwatCH) procura oferecer um currículo diferenciado, construído nos pilares da hidrogeologia, climatologia, impactos e adaptação, dentro duma estrutura de pressões humanas, mudanças globais e feedbacks, nas seguintes áreas académicas:

• Hidrogeologia;
  • Recolha, interpretação e modelagem de dados de águas subterrâneas;
  • Processos e modelagem climática;
  • Interações águas subterrâneas – águas superficiais – interações climáticas;
  • Gestão integrada de bacias hidrográficas e recursos hídricos;
  • Água subterrânea e impactos ambientais;
  • Água subterrânea, sociedade e políticas;
  • Águas subterrâneas em adaptação às mudanças globais.

Com este currículo, o GroundwatCH visa abordar as lacunas atuais no ensino superior no que diz respeito ao entendimento das interações entre águas subterrâneas, águas superficiais, clima e mudanças globais.

O GroundwatCH envolve as seguintes instituições:
1º semestre – Instituto Superior Técnico;
2º semestre – IHE Delft Institute for Water Education (Holanda);
3º semestre – Techniche Universität Dresden (Alemanha);
4º semestre – Estudantes escolhem uma das 3 instituições.

As bolsas Erasmus Mundus proporcionam financiamento total numa base competitiva para estudantes de países da UE/EEE e do resto do mundo (países parceiros).

O prazo de candidatura para uma bolsa EMJM é 8 de janeiro de 2024 para países fora da UE/EEE e 15 de fevereiro de 2024 para países da UE/EEE e Sérvia, Macedónia do Norte e Turquia.

Mais informações.