Ciência e Tecnologia

Desenvolvimento do Campus Tecnológico e Nuclear é prioridade do Governo

O objetivo é desenvolver no campus de Loures um "centro de formação, investigação e apoio a aplicações nucleares".

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, afirmou esta segunda-feira, na Cimeira Ministerial associada à Conferência Internacional sobre Segurança Nuclear, em Viena, o interesse do Governo em reforçar a posição de Portugal na Agência Internacional de Energia Atómica, desenvolvendo o Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Técnico como um “centro de formação, investigação e apoio a aplicações nucleares”.

“O objetivo é promover o CTN em estreita interação com a estratégia da Agência Internacional de Energia Atómica para o desenvolvimento de centros regionais e trabalhar em estreita parceria com governos europeus e africanos, bem como atores industriais de todo o mundo”, disse. O centro será orientado para futuras gerações de profissionais de aplicações nucleares, com ênfase no setor da saúde, e o objetivo é concretizar o projeto nos próximos dois anos, numa parceria entre o Governo, o Técnico e a Câmara Municipal de Loures.

O ministro garantiu que Portugal está determinado em promover a cooperação científica e tecnológica multilateral em sistemas complexos de Engenharia e Ciências Físicas para uma abordagem integrada de aplicações nucleares seguras. “Este objetivo requer grandes esforços internacionais, públicos e privados, para promover a formação de Engenharia Física Tecnológica e Biomédica e de tecnologias e práticas de saúde (incluindo enfermagem especializada).”