Docentes do Técnico falam sobre os desafios da nova biotecnologia

A conferência, organizada pela Rede AGRO, expôs os vários progressos de pesquisas desenvolvidas na área.

No âmbito do Ciclo de Conferências “Sustentabilidade de recursos e escassez de alimentos: perspetivas e desafios”, decorreu esta quinta-feira, 9 de março, no Instituto Superior Técnico, a palestra “A Nova Biotecnologia para os setores Agro-Alimentar-Florestal”.

O evento, promovido pela Rede AGRO, juntou no painel de oradores a professora Isabel Sá Correia e o professor Frederico Ferreira, ambos membros do Departamento de Bioengenharia do Técnico e investigadores do iBB – Instituto de Biotecnologia e Biociências. O Professor Arlindo Oliveira, Presidente do Técnico, integrou também o painel de oradores mas como representante do Nó Português do Elixir, do qual é diretor.

Partindo dos projetos de investigação que têm conduzido, a professora Isabel Correia e o professor Frederico Ferreira explicaram alguns dos desenvolvimentos obtidos e a relação unívoca com os setores agro, alimentar e florestal.

Por sua vez, o Professor Arlindo Oliveira trouxe uma perspetiva diferente ao debate, mostrando como as valências da bioinformática podem ser úteis “no desenvolvimento de alguns componentes dos projetos da biotecnologia”, reiterou. O também diretor do Nó Português do Elixir explicou a essência e as potencialidades do Elixir por permitir integrar e aceder a grandes coleções de dados.

Aberto o período de debate, foram várias as perguntas que surgiram, nomeadamente em relação à transferência destes projetos para o tecido industrial. O Professor Arlindo de Oliveira deu a resposta: “Ainda há um grande caminho a percorrer, em Portugal, em relação a isso”.