Alunos e docentes do Técnico na apresentação da nova aeronave da Embraer

Foi apresentada esta segunda-feira a aeronave KC-390, o mais recente projeto da Embraer, num evento que contou com a presença de vários docentes e alunos do Técnico nas oficinas da OGMA, em Alverca.

Este projeto, apesar de desenvolvido pela empresa brasileira, contou com uma incorporação nacional superior a 56%, e é considerado o maior projeto aeronáutico português. Ao longo do seu desenvolvimento, a Embraer, a OGMA e o Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) – entidades envolvidas no projeto – contaram com o apoio de várias universidades portuguesas, entre elas a Universidade de Lisboa, através do Técnico.

No evento, além dos representantes dos órgãos de gestão da escola, entre eles o presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, estiveram também presentes vários alunos do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, a convite da Embraer Defesa e Segurança.

O primeiro-ministro, António Costa, referiu a exemplaridade do “trabalho que é feito a partir da engenharia, engenharia desde logo do CEIIA [Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel], mas engenharia também de muitas das universidades portuguesas, engenharia presente em muitas empresas portuguesas”.

Esta foi a primeira apresentação do KC-390, uma aeronave projetada para aplicações multiusos civis e militares (missões de socorro, combate a fogos florestais, transporte de tropas, operações de busca e salvamento, etc.) que pode mudar de propósito num curto período de tempo. A primeira aeronave da fase de produção em série deverá ser entregue à Força Aérea Brasileira em 2018.