Ciência e Tecnologia

Engenheiro responsável pela “Kingdom Tower” marca presença em conferência do Técnico

O responsável pela edificação do arranha-céus elucidou os alunos sobre alguns detalhes do projeto.

Os trinta e dois anos de experiência e a inovação latente nos projetos que Robert Sinn assume encheram o Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, na palestra que decorreu esta sexta-feira, com a organização do Fórum Civil. Robert Sinn é diretor da delegação de Chicago da Thornton Tomasetti, e lidera atualmente o projeto daquele que será o prédio mais alto do mundo, em construção na Arábia Saudita, a Torre de Jeddah.

A denominação oficial do edifício é “Kingdom Tower” e deu o nome à conferência desta tarde no Técnico . Foi sobre os processos de decisão que têm orientado toda a construção do edifício que Robert Sinn veio falar ao Técnico. O engenheiro da Thornton Tomasetti fez na palestra um apanhado geral sobre as componentes, a estrutura, os testes realizados e a sequência de estágios que a construção foi tendo ao longo do tempo. “O projeto, por ser tão ambicioso,e ter que se adaptar a várias variáveis,  já sofreu várias alterações ao longo do tempo”, afirmou.

O arranha-céus, cuja conclusão está prevista para 2019, albergará várias habitações, escritórios, um hotel de luxo e ainda um miradouro no exterior. Mais de seis dezenas de elevadores e 12 escadas rolantes, propiciarão a deslocação dentro do edifício. Em jeito de conclusão e numa alusão aos ajustes que o projeto foi sofrendo ao longo do tempo, pelas características peculiares que o caraterizam, Robert Sinn resumiu que “mais do que ser engenheiro é preciso ir aprendendo a construir”.