Cientistas do Técnico homenageadas no livro “Mulheres na Ciência”

A edição de 2021 foi lançada esta segunda-feira, 8 de março, e reúne retratos de 101 mulheres de diferentes gerações e que se destacam em diferentes domínios.

Entre os 101 retratos que compõem a nova edição do livro “Mulheres na Ciência”, que homenageia mulheres inspiradoras de diferentes gerações e que se destacam em múltiplos domínios de investigação, encontramos várias cientistas do Técnico. O conjunto inspirador de retratos incluí químicas, físicas, biólogas, engenheiras mecânicas, engenheiras informáticas e sismólogas, 12 delas com ligação ao Técnico.

Do leque de docentes do Técnico homenageadas neste livro fazem parte: a professora Elsa Henriques, docente do Departamento de Engenharia Mecânica(DEM) e investigadora do Instituto de Engenharia Mecânica(IDMEC); a professora  Inês Lynce, docente do Departamento de Engenharia Informática(DEI) e investigadora e presidente do INESC-ID; a professora Joana Gonçalves de Sá, docente do Departamento de Física(DF) e investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP); a professora Marta Fajardo, também docente do DF e investigadora do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear(IPFN);  a professora Patrícia Figueiredo, docente do Departamento de Bioengenharia(DBE)  e investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa);  e a professora Patrícia Gonçalves, docente do DF e do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares(DECN) e  investigadora do LIP.

Juntam-se a estes nomes os de Filipa Mendes, investigadora do DECN e do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares(C2TN), e de Marina Kirillova, investigadora Centro de Química Estrutural (CQE).

Mas a lista não se fica por aqui, e ao contemplarmos os rostos determinados das cientistas homenageadas encontramos mais caras familiares, não tivesse o percurso de sucesso destas cientistas começado na nossa Escola.  A sismóloga Ana Ferreira (investigadora e docente no Department of Earth Sciences da University College London), a bióloga evolutiva Isabel Gordo (investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência), e a Engenheira Física Sónia Gonçalves( Fundação Champalimaud) são alumnae de Engenharia Física Tecnológica. Já a climatologista Célia Gouveia (investigadora do Instituto Dom Luiz e do Instituto Português do Mar e Atmosfera), é antiga aluna do mestrado em Engenharia Mecânica (Energia).

Nas primeiras páginas do livro, as palavras de Rosálias Vargas, presidente da Ciência Viva, desafiam-nos a contemplar as fotografias que retratam “mulheres independentes, que escolheram caminhos de conhecimento”, e que têm em comum, além da nacionalidade, o facto de serem “excelentes no que fazem, sempre com a generosidade da partilha e do compromisso com as novas gerações”. “Não podemos esquecer o ano de edição deste livro – em plena pandemia, nesta altura em que o conhecimento não tem fronteiras e, mais do que nunca, está ao serviço do bem comum”, destaca ainda a presidente da Ciência Viva.

Os retratos captados pelas objetivas dos fotógrafos Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo são acompanhados de algumas palavras, através das quais as cientistas  explicam o que fazem, o porquê e em alguns casos a motivação que as levou até esse caminho e as cativa diariamente.

A cerimónia de lançamento do livro decorreu na manhã desta segunda-feira, 8 de março, e contou com a intervenção da alumna do Técnico, Ana Ferreira.