CIO do ano marcou presença no fórum de discussão de informática do Técnico

O gestor David Alves, CIO da Sonae, foi o convidado da sexta sessão CIO@IST, dando uma mostra dos investimentos da empresa na área tecnológica.

A iniciativa CIO@IST continua a trazer até ao Instituto Superior Técnico os líderes  de grandes empresas, responsáveis pelos departamentos de tecnologias da informação. Na sexta sessão, que decorreu esta quarta-feira, 8 de Março, foi a vez do CIO (Chief Information Officer) do grupo Sonae, o gestor David Alves, partilhar as grandes mudanças que a empresa implementou nos últimos tempos, nomeadamente na área do retalho.

Eleito “CIO do Ano” de 2016 pela CIONET, pelo papel relevante que desempenhou na transformação do modelo operativo e cultural da BIT, área tecnológica da Sonae. O segredo está na “liderança que faz milagres”, “numa equipa capaz de acompanhar a evolução a nível tecnológico” e nos métodos de trabalho que se centram na “autonomia e competência individual de cada trabalhador”, apostando na “diminuição do formalismo e da hierarquização”. “Gosto de fazer mudanças transformacionais nas equipas em que estou inserido”, assume.

A trilogia de serviços (think, deliver, run) patente no modelo de trabalho da Sonae, e para o qual o CIO contribuiu, teve destaque ao longo da palestra. Numa quase “visita guiada”, David Alves mostrou os espaços, recentemente alterados, partilhou as estimativas gerais, e destacou o papel da SONAE no mercado de trabalho, na economia e no quotidiano de “mais de 90% dos portugueses” que ao consumirem os produtos e serviços da empresa, “são impactados diretamente e diariamente pelas ações que praticamos”.