Ciência e Tecnologia

Consórcio liderado pelo Técnico reforça relações entre universidades e start-ups

O projeto INCORE contou com financiamento da União Europeia no valor de 1,2 milhões de euros.

Chega ao fim o projeto INCORE, um consórcio de empreendedorismo e inovação liderado pelo Instituto Superior Técnico. Financiado pelo Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia no valor de 1,2 milhões de euros, a iniciativa posta em prática desde julho de 2021 teve como objetivo incentivar a interação entre instituições de ensino superior e start-ups portuguesas, espanholas e francesas de áreas geograficamente isoladas da Europa continental.

Enquanto líder do consórcio que juntou as universidades da Madeira, das Canárias e da ilha de Reunião, o Instituto Superior Técnico foi impulsionador do sucesso destas parcerias com empresas, “envolvendo investigadores, docentes e estudantes que trabalham na transposição das suas ideias inovadoras para o mercado”, conta Nuno Almeida, coordenador do projeto e professor do Técnico.

No âmbito do INCORE, foram desenvolvidas várias ações de formação e mentoria que abrangeram mais de setecentos participantes, entre estudantes, docentes e profissionais não docentes dos ecossistemas de inovação das regiões ultraperiféricas abrangidas pelo consórcio. Quanto às start-ups, 22 completaram com sucesso o programa, sendo três oriundas dos Açores, três da Madeira, 12 das Canárias e quatro da ilha de Reunião.

Nuno Almeida esclarece que estas ações de formação assentaram em “sessões personalizadas de formação e mentoria da liderança das start-ups, acompanhadas por pessoal académico das instituições de ensino superior integrantes do consórcio”. Através destas sessões, “as start-ups puderam validar o conceito e a viabilidade da sua atividade, melhorar os seus planos de negócios e estratégias de entrada ou crescimento no mercado e, acima de tudo, reforçar a ligação com as instituições de ensino superior da sua região, fortalecendo assim relações de confiança e cooperação mutuamente benéficas”, acrescenta.