A antiga estudante de Engenharia Química no Instituto Superior Técnico, Carolina João, garantiu o Diploma Olímpico para Portugal, terminado a prova de Vela, na classe Dinghy misto, em 5.º lugar. Fez dupla com o velejador Diogo Costa, que a ajudou a terminar a Medal Race no segundo posto e a concluir com 53 pontos a prova de 470 mista. O Diploma Olímpico é um certificado que se atribuí aos primeiros oito classificados em cada uma das diversas modalidades dos Jogos Olímpicos.
Em maio deste ano, a dupla já havia ficado em 2.º lugar no Campeonato da Europa que terminou em Cannes (França), depois de em março terem terminado o Mundial de 470 no 14.º lugar, em Palma de Maiorca (Espanha).
Carolina João teve a sua segunda experiência olímpica, depois de ter competido na categoria laser radial de vela, em Tóquio 2020.
O também alumnus do Técnico, João Fernando, participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, no Judo, tendo sido eliminado primeira ronda dos -81kg pelo canadiano François Gauthier Drapeau.