Cultura e Desporto

Aluno do Técnico conquista dois títulos nos Campeonatos Nacionais de Judo

João Fernando conquistou o 1.º lugar na categoria -81kg e em absolutos.

João Fernando, aluno de Engenharia Aeroespacial no Técnico e atleta do Sporting Clube de Portugal, voltou a brilhar no Campeonatos Nacionais de Judo, que decorreram no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache. O estudante do Técnico conquistou o 1.º lugar em -81 kg e sagrou-se também campeão nacional de absolutos.

No fim de semana de 20 e 21 de novembro realizou-se a ‘Prova Rainha’ do calendário nacional de judo, o Campeonato Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2021, que contou com 119 Atletas em ação. A competição terminou com o Campeonato Nacional de Absolutos e com o Campeonato Nacional Paralímpico (Cegos e Baixa Visão), que contaram com 18 e com 10 Judocas, respetivamente. João Fernando venceu o Título Nacional de absolutos após derrotar na final o colega de clube, Diogo Brites.

Natural de Coimbra, João Fernando iniciou a sua formação no judo na ACM Coimbra. Foi já com vários títulos de campeão nacional de juvenis e juniores e algumas medalhas em provas internacionais que chegou ao Sporting, em 2017. Na altura competia em -73 kg. Pertenceu à equipa que venceu a Liga dos Campeões de Judo de 2018 e o campeonato nacional em 2019. Foi campeão nacional individual na sua categoria em 2018 e 2020 e campeão de Sub23 em 2018 e 2019.

A 20 de julho de 2019 conquistou a medalha de ouro na Taça da Europa de Juniores, realizada em Praga.

Reveja o artigo publicado no nosso site  aquando da conquista do título de campeão nacional em 2020.

A medalha de bronze da categoria -81 kg do Campeonato Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2021 foi também arrecada por outro estudante do Técnico, Francisco Costa, também aluno de Engenharia Aeroespacial e atleta do SCP.