Cultura e Desporto

Estudante e três alumni do Técnico em vitória histórica da seleção nacional de rugby

Pedro Lucas, atual estudante, e três alumni do Técnico integraram o plantel da seleção que conseguiu a sua primeira vitória num mundial de rugby.

Pedro Lucas é um dos nomes que ficará na história do rugby nacional – o estudante do Técnico foi um dos convocados pela seleção portuguesa para o Mundial 2023 onde, pela primeira vez, a equipa conquistou uma vitória nesta competição. Durante os últimos minutos da partida contra a seleção das ilhas Fiji, no dia 8 de outubro, os ‘Lobos’ conseguiram assegurar uma vitória por 24-23.

“Portugal fez um grande jogo com Fiji, que é uma equipa de topo no panorama do rugby mundial”, conta ‘outro’ Pedro Lucas, desta vez o presidente do Clube de Rugby do Técnico (CR Técnico). “As Fiji são conhecidas por jogadores de grande porte, porém muito rápidos e difíceis de parar. Não obstante, Portugal defendeu valentemente e esteve muito bem nos duelos físicos, demonstrando excelente preparação”, acrescenta o dirigente.

Trata-se da primeira vez em que um jogador do CR Técnico e estudante do Técnico atua num campeonato do mundo de rugby. “Foi uma honra enorme. Participar num mundial de rugby é o sonho de qualquer jogador – é o maior palco do mundo”, partilha o estudante do terceiro ano da Licenciatura em Engenharia Naval e Oceânica. “Ainda me lembro de, em 2019 (no mundial de rugby anterior), no meu primeiro ano no Técnico, estar no anfiteatro do pavilhão central com o telemóvel no colo para ir acompanhando os jogos do mundial enquanto decorria a aula”, confessa. Agora, “passados quatro anos, estar a jogar nesse mesmo torneio é algo inacreditável. Estou ‘olhos nos olhos’ com jogadores que cresci a ver na televisão, o que é algo muito especial”, acrescenta.

Praticante da modalidade desde os sete anos, Pedro Lucas joga pelo CR Técnico desde os onze, tendo aí percorrido os escalões de formação até aos ‘Séniores’. O desportista confessa que “há alturas de maior pressão em termos académicos e desportivos” que coincidem com a chegada das competições internacionais, uma vez que estas implicam deslocações e uma maior carga de treinos. Todavia, tem mecanismos para enfrentar essa questão – “sempre que estou nestas viagens, apesar do pouco tempo disponível e do cansaço dos treinos, levo os livros e apontamentos para estudar durante o tempo livre”, revela.

Entre os 33 convocados para este Mundial contam-se também algumas caras que passaram pelo Clube de Rugby do Técnico no passado, como o antigo estudante de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, Raffaelle Storti, e Simão Bento, agora a representar clubes franceses – ambos já vestiram o azul da Escola. No plantel estiveram ainda João Granate e Jerónimo Portela, também antigos estudantes de Engenharia e Gestão Industrial.