Cultura e Desporto

IST Press reedita o livro “Álvaro Siza Design Process”

O livro “Álvaro Siza Design Process. Quinta do Bom Sucesso Housing Project”, de Ren Ito, propõe uma leitura do processo de projetar de Siza e das suas práticas reflexivas.

A IST Press publicou a 3ª edição do livro “Álvaro Siza Design Process. Quinta do Bom Sucesso Housing Project”, de Ren Ito, com esquissos de Álvaro Siza Vieira, obra que se tornou uma obra de referência no ensino da arquitetura e nível internacional

Este livro não é mais um estudo analítico sobre a obra de Álvaro Siza Vieira mas um relato, na primeira pessoa, do acompanhamento de um projeto, desde o momento inicial do confronto com o cliente e o programa até à finalização da construção.

Apresentado sob a forma de diário de bordo, propõe uma leitura do processo de projetar de Siza e das suas práticas reflexivas, centrando-se na exploração do seu modo de trabalho e expressão próprios. Combinando um texto esquemático em forma de notas de aula com esquissos, registos de soluções parciais, anotações e desenhos técnicos registam-se as várias decisões tomadas ao longo do desenvolvimento do projeto e também os principais momentos que decorreram entre a ideia e a sua realização.

Nesse percurso é realçado o diálogo constante que Siza mantém com o desenho, sendo a edição ilustrada com mais de 74 desenhos de Siza Vieira, anotados no decurso do projeto.

Tanto pelo conteúdo e organização como pelo modo didático como é apresentado, a sua leitura é recomendada quer a estudantes e professores, investigadores e profissionais da arquitetura, quer ao público em geral interessado neste tema.