Docente do Técnico é “Highly Cited Researcher” pela terceira vez consecutiva

Mário Figueiredo integra este ano, novamente, a lista dos cientistas mais citados a nível mundial.

Mário Figueiredo, docente do Instituto Superior Técnico e investigador do Instituto de Telecomunicações, integra novamente a lista Thomson Reuters de “Highly Cited Researchers” em 2016, depois de já o ter feito nos dois últimos anos.

O professor é um de apenas seis investigadores de instituições portuguesas, e o único na Universidade de Lisboa, a integrar a restrita base de dados onde estão incluídos os cientistas cujos artigos são mais citados em publicações a nível mundial.

“Ser considerado um Highly Cited Researcher faz-me sentir muito orgulhoso e honrado. Pertencer a este grupo restrito significa que o meu trabalho é reconhecido e muito citado pelos meus pares, e o facto de isso acontecer pelo terceiro ano consecutivo deixa-me especialmente orgulhoso”, afirma o docente. Ainda assim, Mário Figueiredo lembra que o mérito não é todo seu. “As publicações cujas citações levaram a esta distinção não resultaram de trabalho individual, mas sim de colaborações frutíferas com estudantes e colegas.”

A inclusão de investigadores na lista de  “Highly Cited Researchers” tem grande relevância para o Técnico e a Universidade de Lisboa, já que é um dos critérios utilizados para elaborar rankings de instituições de Ensino Superior.