Docente do Técnico está pela quarta vez consecutiva entre os investigadores mais citados do mundo

O professor Mário Figueiredo integra novamente a lista divulgada pela Clarivate Analytics, a Highly Cited Researchers 2017.

Na lista onde são elencados os cientistas que estão a influenciar a ciência mundial, a Highly Cited Researchers 2017, divulgada pela Clarivate Analytics está o nome de um docente do Técnico. O professor Mário Figueiredo, também investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), tem sido uma presença assídua ao longo dos últimos quatro anos nesta lista, uma inclusão que deixa o investigador do IT “orgulhoso”, como o próprio partilha.  “É gratificante verificar que o trabalho que fiz, ou melhor em que participei, pois quase todo este trabalho é feito em colaboração com colegas e estudantes sem os quais não seria possível, ao longo da última década e meia tem tido impacto e influência significativos”, afirma o professor Mário Figueiredo.

O foco de investigação do professor do Técnico têm sido as técnicas computacionais de reconstrução de imagem, aplicadas em áreas como a ressonância magnética para diagnóstico médico, ou a imagens de satélite.  São 9 os artigos do professor que são responsáveis por esta presença e versam sobre algoritmos que permitem resolver problemas de restauração ou reconstrução de sinais e imagens, por exemplo, remoção de ruído, restauração de imagens desfocadas, etc.  O professor Mário Figueiredo refere o “carácter inovador” de cada um dos artigos, tanto por “abordarem um cenário novo que ainda não tinha sido abordado de forma eficaz (por exemplo, um certo tipo de ruído)” ou por em outros casos “apresentarem um problema conhecido propondo um método significativamente mais rápido do que os anteriores”, explicou o professor.

Esta presença revela-se extremamente benéfica para a instituição, afinal como relembra o professor Mário Figueiredo “os rankings globais de instituições de ensino superior, nomeadamente o ARWU – Academic Ranking of World Universities, que é um dos mais conceituados, usam o número de Highly Cited Researchers, entre vários outros critérios, para calcular as pontuações com base nas quais as instituições são ordenadas”. “Para além dos rankings, a presença de docentes/investigadores nesta lista é prestigiante para a escola”, acrescenta ainda o professor. Uma valorização óbvia afinal a lista congrega mais de 3500 investigadores de todo o mundo, e na área de engenharia a lista apenas inclui 177 nomes, onde só 24 instituições europeias estão através de 44 investigadores.

Relativamente ao Técnico, o docente acredita que no futuro a escola acabará por ter mais representantes na lista, como aliás já aconteceu no ano passado em que o professor José Bioucas-Dias também a integrou. “Com o aumento da produtividade científica no Técnico e, mais importante para este efeito, do seu impacto medido pelas citações, espero ver mais nomes do IST na lista dos “Highly Cited Researchers”, declara o docente.

Além do professor Mário Figueiredo, há mais cinco investigadores portugueses na lista da Thomson Reuter: os professores Miguel Araújo da Universidade de Évora,  Nuno Peres da Universidade do Minho, Delfim Torres da Universidade de Aveiro, e as professoras Lillian Barros e Isabel Ferreira, ambas do Instituto Politécnico de Bragança.