Equipa do Técnico alcança 2.º lugar em competição internacional de robótica

O marco foi atingido na RoboCup@Home, uma competição que reúne mais de 2500 participantes e que recebe cerca de 40 mil visitantes.

A SocRob@Home, equipa composta por estudantes do Instituto Superior Técnico e investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), alcançou o segundo lugar na RoboCup@Home, uma das maiores competições de robótica e inteligência artificial do mundo. O evento decorreu de 4 a 10 de julho, em Bordéus (França), sob o tema de desenvolvimento de robots para a execução de tarefas em ambiente doméstico.

Ao resultado final, a equipa soma também a proeza de ter obtido a melhor prestação de sempre de Técnico / ISR-Lisboa, bem como a de ter sido o único grupo participante a obter pontuação numa das tarefas de maior dificuldade nesta prova, a GPSR (General Purpose Service Robot).

Para alcançar este resultado, a equipa teve que superar obstáculos de grande dificuldade, como uma cuja missão passava por impressionar um júri composto por pessoas com formação técnica e não técnica, que avaliaria a capacidade de inovação do projeto, mas também a funcionalidade do robot em interação com humanos em ambiente doméstico.

Pedro Lima, presidente do ISR-Lisboa, professor do Técnico e coordenador da equipa, explica que foram “excelentes numa tarefa que é a mais complexa da competição, na qual o robot tem que entender e executar comandos de voz emitidos por um utilizador humano com quem interage”, sublinhando que foram “a única das 15 equipas a fazer isso”.

Integram a equipa os estudantes do Técnico Afonso Certo, Carlos Azevedo, Catarina Caramalho, Diogo Silva, Dmytro Kotenko, Miguel Nabais, Patrícia Torres, Pedro Sarnadas, Raphäel Colcombet, Rodrigo Serra, Rui Bettencourt e Thijs Verbroken, estando envolvidos no Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Mestrado em Engenharia Aeroespacial, no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e no Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores.

A SocRob@Home é, atualmente, a vertente activa da SocRob, um projecto a longo prazo que nasceu no ISR-Lisboa. A equipa começou por participar na liga de futebol (Soccer Robots) mas com o passar do tempo englobou uma vasta gama de esforços para para executar tarefas, com particular enfoque na participação em competições científicas. O projeto e a história da SocRob esteve já em destaque no episódio 41 do podcast “110 Histórias | 110 Objetos” do Instituto Superior Técnico.