Ciência e Tecnologia

Estudantes do Técnico vencem competição internacional na área da eficiência energética

Equipa constituída por estudantes do Instituto Superior Técnico venceu a edição de 2023 da “Schneider Go Green”, competição internacional sobre circularidade e eficiência energética para edifícios.

Quatro estudantes do Instituto Superior Técnico alcançaram o primeiro lugar na “Schneider Go Green”, uma competição internacional que desafia estudantes universitários a apresentarem inovações que promovam um planeta mais limpo, inclusivo e sustentável. A esta vitória soma-se uma outra conquista – trata-se da primeira vez que uma equipa de uma escola portuguesa alcançou o primeiro lugar a nível europeu nesta competição.

A Elk Suggestions – nome dado à equipa vencedora – concebeu uma plataforma que monitoriza e sugere hábitos energéticos a pequenas empresas, com o objetivo de reduzir o consumo energético e aumentar a consciencialização dos utilizadores quanto ao mesmo. O grupo é formado por Guilherme Francisco (mestrado em Engenharia Biomédica); Mariana Serrão (mestrado em Engenharia de Computação); Murillo Teixeira (mestrado em Engenharia Biomédica); e Vinícius Damin (mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores).

“A ideia surgiu-nos de uma disciplina de Energia e Sustentabilidade que fizemos, esclarece Guilherme Francisco, um dos membros do grupo. “A Mariana [Serrão] apresentou a ideia de usar machine learning e uma plataforma intuitiva para que todas as pequenas e médias empresas pudessem ter acesso a uma análise personalizada e automática dos seus hábitos energéticos”, acrescenta. Ficaria lançado o mote para o desenvolvimento do projeto, para o qual, segundo o estudante, contribuiu o facto de o Técnico “reunir e promover bastantes ideias, deixando-nos preparados para este tipo de competições”.

As mudanças sugeridas pelo software, em função dos dados registados na monitorização, podem vir a permitir às empresas uma maior poupança e, ao mesmo tempo, contribuir para um futuro mais sustentável da sociedade. A plataforma, desenvolvida a partir de dezembro e consolidada em maio deste ano, está integrada com o sistema Wiser da Schneider Electric.