Evento Unite! “U!Train Ideathon” com inscrições abertas até 20 de novembro

O "U!Train Ideathon" decorrerá de 27 de novembro a 1 de dezembro (inclusivé) de 2023.

O “U!Train” é um ambicioso e entusiasmante curso da Unite!, com partida prevista para setembro de 2024. Em suma, 30 estudantes irão embarcar numa viagem de comboio única, tendo como ponto de partida uma universidade parceira da Unite! (UPC Barcelona) para outra (Grenoble INP-UGA). Durante o percurso, os estudantes irão participar em várias atividades não académicas. Quando chegarem ao seu destino, o evento terá continuidade com exercícios de teambuilding e, claro, com trabalho académico. O curso, que inclui também estudos virtuais antes ou depois do “U!Train” de setembro, terá um valor de 3 créditos (ECTS).

A missão da Unite! é promover o planeamento liderado pelos estudantes, oferecendo-lhes a oportunidade de moldar a universidade do futuro. Estão convidados a juntar-se ao “U!Train Ideathon” e a colaborar com a Unite! para conceber atividades não académicas personalizadas. Um “Ideathon” é um evento em que os participantes se reúnem para debater, desenvolver e apresentar ideias ou soluções inovadoras para desafios ou problemas específicos. Muitas vezes, no final, há uma apresentação para avaliar o trabalho.

A Unite! é uma Aliança de Universidades Europeias que tem como objetivo dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios societais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é uma das nove Instituições que integram a Unite!. Esta Aliança integra ainda a Aalto University (Finlândia), KTH – Royal Institute of Technology (Suécia), Grenoble INP (França), Politecnico di Torino (Itália), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), Graz University of Technology (Austria), Wroclaw University of Science and Technology (Polónia) e a Technical University of Darmstadt (Alemanha), que coordena o Projeto.

Informação sobre o “U!Train Ideathon”:
Local: Online
Data: 27 de novembro a 1 de dezembro (inclusivé) de 2023