Ciência e Tecnologia

Investigadores do IN+ lançam plataforma que agrega dados de energia e sustentabilidade urbana

A plataforma reúne e disponibiliza um banco de dados público nacional de energia e sustentabilidade que poderá ser útil não só a investigadores como também a decisores.

A análise de dados desempenha um papel fundamental na prossecução do objetivo de termos cidades mais sustentáveis. Se até agora não era possível ter acesso a um banco de dados público nacional de energia e sustentabilidade, graças a uma equipa de investigadores do Laboratório de Ecologia e Sustentabilidade Industrial (LEIS) do IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento este já existe. O Meta Explorer permite visualizar e explorar todos estes dados, contribuindo para uma análise mais informada do caminho trilhado, servindo de apoio à formulação de políticas públicas.

“A plataforma tem a intenção de proporcionar ao utilizador uma análise holística de como cada município está a evoluir em cada sector, não dando apenas uma visão casuística dos acontecimentos”, salienta Diana Neves, uma das investigadoras envolvidas no projeto. Com esta plataforma a equipa decidiu criar uma base de dados nacional para a avaliação da sustentabilidade, derivando novos indicadores que cruzam informação intersectorial, disponibilizando os dados de forma tratada e sistemática”, adiciona, em seguida.

O Meta Explorer permite visualizar geograficamente dados de metabolismo urbano, disponibilizando ainda uma secção que permite analisar temporalmente a relação entre diferentes indicadores, “viabilizando uma maior sensibilidade e compreensão dos dados relativos ao percurso de cada município no caminho da sustentabilidade”, como salienta Diana Neves, uma das investigadoras envolvidas no projeto.

A informação está agregada em vários tópicos – eletricidade, edifícios, mobilidade, resíduos, produtividade de recursos, energia final e primária – permitindo ao utilizador ir ajustando a sua pesquisa também aos vários indicadores disponíveis em cada seção. Em alguns dos tópicos além de uma análise temporal é ainda possível realizar uma perspetiva por consumos nos diversos sectores de atividade.

Apesar dos dados disponibilizados na plataforma serem públicos, encontravam-se dispersos e necessitavam de tratamento, tornando-se agora mais úteis para investigadores e projetos de investigação. “O Meta Explorer pretende ser uma ferramenta para o diálogo com entidades locais e governamentais, para ajudar a delinear políticas públicas para a necessária transição energética, com base em investigação e modelação dos sistemas energéticos e metabolismo urbano”, destaca a investigadora do IN+.

Desenvolvido de forma colaborativa e sem financiamento, este projeto surge como resposta interna à necessidade de melhorar as competências de programação e ciência de dados dos investigadores do LEIS. “Começámos um processo de aprendizagem online conjunta de Python, estabelecendo vários objetivos intermédios, e com um entregável final – a plataforma – que pudesse servir como um demonstrador das aplicações que a investigação que desenvolvemos pode ter”, relata a investigadora do IN+.

Diana Neves revela que agora, com a prova de conceito na mão,  a intenção é “poder captar financiamento para poder desenvolver a plataforma de forma mais profissional e aumentando as funcionalidades, quer em granularidade da escala geográfica, quer desenvolvendo novos indicadores, por exemplo, socioeconómicos”.