Alumni do Técnico lançam plataforma para ajudar a combater a pandemia

Passaram pouco mais de 24 horas desde a criação da plataforma covid.pt, mas já são mais de 30 as ideias lançadas para ajudar a combater a pandemia que assola o mundo, ajudando a resolver alguns dos problemas causados pela COVID-19. A plataforma, que lança desafios, agrega ideias e convoca quem as queira desenvolver, é o resultado da vontade de colocar o conhecimento tecnológico ao serviço da nação. Por detrás da ideia estão as empresas InnovationCastPremium Minds e OutSystems e vários antigos alunos do Técnico, tais como: Carlos Mendes, Bruno Lopes, Pedro Dias, Rodrigo Dias, Ricardo Lapão, Gonçalo Gaiolas e Leonardo Varela-Cid.

“Percebemos que o caminho mais inteligente seria envolver todos os interessados, tanto na identificação dos problemas que há para resolver, como nas ideias e na sua execução”, pode ler-se no site do projeto.  “As nossas 3 empresas são muito ligadas aos indivíduos que as formam, à nossa cultura. O covid.pt é uma iniciativa das nossas empresas, com recursos alocados, e mobilizada pela vontade das pessoas”, explica Leonardo Varela-Cid, co-fundador da InnovationCast.

Apesar de ter estas três empresas na génese, o covid.pt quer reunir o máximo de reforços possíveis, tal como se percebe num dos textos da plataforma. “Queremos alargar esta parceria a todas as entidades interessadas em investir neste processo de inovação”, pode ler-se no site. As entidades que queiram juntar-se a esta iniciativa podem contribuir ativamente, com produtos ou meios que ajudem a concretizar ideias. “Mais do que apenas concordar ou apoiar emocionalmente a iniciativa, que agradecemos, queremos sim parceiros que ajudem coisas a acontecer”, vinca o co-fundador da InnovationCast.

A plataforma lança desafios, permite a submissão de ideias, e desafia quem as queira e saiba resolver, para que todos juntos, e usando como arma o conhecimento, se possa ajudar a população portuguesa. “Há várias maneiras de contribuir: submeter ideias novas nos desafios lançados; ajudar a melhorar as ideias já submetidas, no sentido de as melhorar e tornar mais concretizáveis; ou escolher uma ideia para concretizar, caso em que pode entrar em contacto connosco e contar com o apoio dos parceiros (novos parceiros a caminho)”, explica Leonardo Varela-Cid. “Além disso, é ainda possível sugerir novos desafios. Se o desafio sugerido for considerado importante será lançado na plataforma como forma de solicitar ideias”, acrescenta ainda o alumnus do Técnico.

A comunidade do Técnico está convocada para esta batalha, e os alunos da escola vistos como aliados de peso desta plataforma, tal como vinca o antigo aluno: “Os alunos do Técnico são pessoas que podem ter um forte contributo quer na discussão e submissão de ideias, quer no seu envolvimento para concretizar as ideias”. “Um grupo de alunos ou docentes beneficia de ter capacidades técnicas e a prática de trabalhar em grupo, tendo assim potencial para ajudar a concretizar as ideias”, adiciona, ainda, Leonardo Varela-Cid.

Juntar os alunos de cursos de Informática criando um call-center de voluntários para ajudar os menos aptos com a tecnologia; a criação de uma linha telefónica (alternativa ao SNS24) meramente informativa sobre as melhores práticas a adotar numa situação de prevenção do contágio por COVID-19;  a realização de sessões de coaching online; ou o lançamento de um desafio às crianças para que estas enviem desenhos para os lares- tentando colmatar a falta de visitas dos mais idosos-, são apenas algumas das ideias que podemos encontrar no site.

“Ideias que nos unem” é o lema desta plataforma. “É nestas alturas que o sentido de comunidade faz mais falta. A saúde e o governo já estão sobrecarregados. Nós podemos ajudar com o resto”, sublinha Leonardo Varela-Cid. “A força de uma comunidade está na riqueza de backgrounds, skills, experiência pessoal, etc. Todos podemos contribuir. Isso é imbatível e, quando bem alavancado, consegue resultados incríveis”, acrescenta o alumnus, salientando o orgulho pela mobilização e envolvimento que se está a gerar em torno desta ideia.