Ciência e Tecnologia

JP Morgan contrata alumna do Técnico para liderar área de inteligência artificial

A professora Manuela Veloso tem vindo a assumir-se como uma referência mundial na área da inteligência artificial. Depois de vários anos como professora e investigadora na Carnegie Mellon, foi agora contratada pelo banco de investimento norte-americano.

O banco de investimento norte-americano JP Morgan contratou a alumna do Técnico, a professora Manuela Veloso, para presidir a unidade de investigação em inteligência artificial. A investigadora, que até à data lidera o departamento de inteligência artificial da universidade Carnegie Mellon, nos EUA, deverá ajudar o banco a desenvolver sistemas autónomos em novas áreas de negócio e trabalhar de perto com as equipas de análise de dados. A contratação insere-se na estratégia do banco de investimento para implementar mais tecnologia em torno do seu negócio. “Este esforço cada vez maior terá como objetivo identificar oportunidades futuras”, referiu a JP Morgan em comunicado.

Natural de Lisboa, a professora Manuela Veloso, formou-se em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, antes de partir para os EUA, onde se doutorou em Ciências da Computação na universidade norte-americana de Carnegie Mellon, e onde acabou por ficar como docente e investigadora. Presidiu a Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, foi uma das fundadoras do RoboCup – campeonato de futebol com robôs, e do laboratório de investigação Coral.  A alumna regressou recentemente ao Técnico para participar no ciclo de conferências IST Distinguished Lecture, onde partilhou o seu conhecimento e mostrou como a Inteligência Artificial pode ajudar os humanos.