Na semana de 2 a 6 de Dezembro, o Técnico recebeu um dos grandes nomes da Matemática contemporânea, o professor Martin Hairer, especialista em Probabilidade e Análise Estocástica do Departamento de Matemática do Imperial College de Londres e vencedor da Medalha Fields— considerada por alguns como o equivalente a um Prémio Nobel da Matemática. Martin Hairer veio ao Técnico para participar na conferência Particle Systems and Partial Differential Equations, onde proferiu um mini-curso e durante essa visita proferiu uma “Pedro Nunes Lecture”, organizada conjuntamente pelo Centro Internacional de Matemática (CIM) e pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), revelando-se o Anfiteatro Abreu Faro pequeno para tanto interesse.
Depois de partilhar o seu entusiasmo por estar no Técnico, agradecendo o interesse da audiência palestra, o orador ajudou a explorar e perceber as evoluções na área da análise estocástica. Partindo do tema da palestra “Random loops”, o orador ajudou a perceber como é que a modelagem de um “elástico” pode gerar insights geométricos agradáveis, objetos algébricos e analíticos.
Ao longo da apresentação, o orador recorreu a diversos exemplos para explicar o seu raciocínio, acompanhando tudo com um lote de equações que ajudavam os mais entendidos a acompanhar a sua lógica. A determinada altura e mostrando as similaridades entre o trabalho de Itô e Stratonovich, o professor Martin Hairer explicava que “existe uma família não paramétrica de teorias de solução U que satisfaz ambas as simetrias simultaneamente. Todos eles coincidem com as noções de solução existentes em todos os casos estudados anteriormente”.
Ao longo da palestra foi possível perceber uma série de intuições geométricas interessantes que se podem gerar em torno desta questão. No final, o orador mostrou-se inteiramente disponível para dar resposta à curiosidade da plateia sobre tudo o que acabara de expor.