Ciência e Tecnologia

Marinha Portuguesa celebra protocolo de cooperação com o Técnico

A Marinha Portuguesa e o Técnico celebraram um protocolo de cooperação que visa a frequência de militares em cursos de 2.º e 3.º ciclo, cursos pós-graduados e a colaboração em atividades de investigação.

No passado dia 4 de maio, a Marinha Portuguesa e o Técnico uniram esforços rumo ao desenvolvimento científico e tecnológico, naquela que foi a assinatura de um protocolo de cooperação para os próximos cinco anos, para a colaboração em atividades de investigação. O documento, assinado pelo presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, e pelo Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado Maior da Armada visa, entre outros aspetos, a colaboração em atividades com o objetivo de complementar e inovar a ciência e a pedagogia do Técnico, conjugando-a com a especialização militar da Marinha.

Desenvolver trabalhos científicos e tecnológicos conjuntos e promover a colaboração pedagógica são algumas das metas estabelecidas. As duas entidades reconhecem, assim, o interesse no estabelecimento de condições tendo em vista a produção de conhecimento capaz de criar e aprofundar sinergias, quer nas áreas do ensino afetas às ciências e às engenharias, quer no âmbito específico da sua aplicação à vertente militar.

Para o efeito, os militares da Marinha poderão ser nomeados para a frequência de cursos de 2.º e 3.º ciclo, bem como para pós-graduações e unidades curriculares isoladas, em estabelecimentos de ensino civis. As respetivas propinas serão asseguradas pela Marinha aos militares inscritos.

Este acordo de colaboração prevê ainda a participação em atividades de investigação científica e tecnológica, cujo protocolo específico será celebrado para cada projeto de investigação e desenvolvimento em particular.