Ciência e Tecnologia

Métodos e desafios na proteção de construções históricas em debate no PROHITECH

A Conferência Internacional é um dos mais importantes eventos da área, divulgando os desenvolvimentos recentes assim como os trabalhos realizados em torno da proteção e preservação do património.

O Centro de Congressos do Técnico será entre hoje e sábado, 12 a 15 de julho, o palco de debate de uma das mais interessantes e fulcrais temáticas da engenharia e da arquitetura: a proteção de construções históricas.  A engenharia estrutural e os sismos, as várias estratégias de intervenção, materiais e tecnologias, e ainda a arquitetura e planeamento urbano, envoltos numa mostra de estudos de caso estarão em cima de mesa no PROHITECH2017 – Conferência Internacional sobre Proteção de Construções Históricas – e ao alcance de investigadores, engenheiros, arquitetos e outros especialistas nacionais e internacionais.

Na sessão de abertura, o professor Luís Castro, vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira frisou o “orgulho de receber e fazer parte da organização desta “conferência que debate temas tão interessantes e desafiantes”. Seguiu-se uma breve apresentação da conferência, dos temas em foco, e dos oradores de renome que irão conduzir os diversos painéis.

O primeiro painel ficou a cargo do professor António Lamas, presidente honorário da conferência e docente do Técnico. Através de uma viagem fotográfica a audiência foi conduzida até ao património cultural de Sintra, com realce para as estratégias de gestão sustentável e a contribuição do turismo nesse mesmo modelo. “A herança cultural é importante para a nossa qualidade de vida e desejamos que as futuras gerações também a possam desfrutar do património que temos”, salientou.

Vários trabalhos serão apresentados em sessões orais paralelas durante os próximos três dias. No total mais de 200 artigos de 41 países foram aceites para publicação nos trabalhos da conferência. No sábado, a organização oferece aos participantes uma visita técnica ao Parque Nacional de Sintra com passagem pelo Palácio da Pena e por todo o centro histórico da vila.