Ciência e Tecnologia

Ministra do Mar abre MARTECH 2018

A governante e antiga aluna do Técnico foi uma das convidadas da 4.ª Conferência Internacional em Engenharia e Tecnologia Marinha que decorreu em simultâneo com as Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima.

Decorreu entre 7 e 9 de maio, no Auditório do Centro de Congressos do Técnico, a 4.ª Conferência Internacional em Engenharia e Tecnologia Marinha (MARTECH 2018), em paralelo com as 15.ªs Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima, duas iniciativas da responsabilidade do CENTEC em parceria com a Ordem dos Engenheiros.

A abertura de mais uma edição de sucesso do MARTECH ficou a cargo da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Na sua intervenção, a ministra salientou a importância deste sector para o crescimento da economia nacional, realçando que este “é uma fonte abundante de oportunidades” e salientando o “compromisso do governo em implementar várias estratégias, baseadas na economia azul circular que permitam gerar um novo ciclo de desenvolvimento económico e criar um ambiente mais sustentável”

O Congresso contou com a presença de cerca de 260 delegados, e foi o centro do debate de vários assuntos pertinentes de âmbito internacional como:  Projeto de Navios, Transporte Marítimo, Energias Renováveis, Novos Materiais, Navegação Inteligente, Poluição Marítima e Sustentabilidade. Na esfera nacional, foram dinamizados painéis sobre a Economia do Mar, os Portos Portugueses e a Aquacultura e ainda apresentados temas sobre a Eficiência Energética, a Segurança Marítima e os Navios Militares.