Ciência e Tecnologia

Multidisciplinariedade de áreas associadas à robótica em debate nos próximos dias

Modelos de desenvolvimento infantil de psicologia experimental ou o desenvolvimento de habilidades em sistemas biológicos e robôs serão apenas dois dos vários tópicos abordados

O Técnico foi escolhido pela primeira vez como ponto de encontro da International Conference on Development and Learning and on Epigenetic Robotics (IEEE), um evento que combina as duas conferências mais importantes da área da robótica. É a sétima vez que a Conferência Internacional sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (ICDL) e a Conferência Internacional sobre Robótica Epigenética (EpiRob) se reúnem conjuntamente para explorar e consolidar o debate em torno das várias áreas que estão diretamente relacionadas com a robótica. A dimensão do evento traz, entre 18 e 21 de setembro, ao Técnico cerca de 150 investigadores de áreas multidisciplinares que vão desde a robótica, a psicologia até à neurociência e engenharia.

Ao longo dos quatro dias o programa do evento oferece sessões plenárias com diversos e conceituados investigadores das mais diversas áreas, workshops e ainda sessões de posters. Um dos anfitriões é o professor do Técnico José Santos-Victor, presidente do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR). Na manhã desta quarta-feira, foi a vez da professora Tamar Flash, do Weizmann Institute of Science em Israel, falar sobre os vários princípios que estão implícitos na construção de movimentos humanos. “Tanto o desenho como a locomoção obedecem à invariância geométrica e à segmentação de movimento de acordo com a geometria do caminho”, afirmou a professora do Departamento de Ciências da Computação e Matemática Aplicada.

Associado também ao evento está o desafio Babybot Challenge, onde artigos que versem sobre modelos computacionais ou robóticos, e que por sua vez expliquem um ou vários estudos da literatura de desenvolvimento infantil, estarão em competição.