Ciência e Tecnologia

Número especial de revista científica homenageia professora do Técnico

Em 2025, Maria Norberta de Pinho verá publicado em sua honra um número especial da revista Separation and Purification Technology.

Com mais de 40 anos de experiência de investigação em torno de processos membranares e a dar aulas no Instituto Superior Técnico, Maria Norberta de Pinho verá publicado em sua honra um número especial de Separation and Purification Technology, uma revista científica dedicada à disseminação de métodos inovadores para a separação e purificação nas áreas de Engenharia Química e Engenharia do Ambiente.

Atualmente, são produzidas membranas recorrendo a uma grande variedade de polímeros, sendo também fabricadas estruturas para uso em ultrafiltração e múltiplos processos de separação e purificação. Estas são práticas correntes no tratamento de água para consumo humano e de águas residuais, bem como em processos de produção nas indústrias alimentar, farmacêutica e química e na medicina, com a hemodiálise e oxigenação do sangue.

Maria Norberta de Pinho é descrita pela Separation and Purification Technology como “tendo trabalhado e colaborado com os precursores desta área” desde a década de 70, participando também “nas principais conferências sobre ciência e tecnologia de membranas” como palestrante em inúmeras ocasiões. A edição especial pretende “homenagear [a professora catedrática jubilada do Técnico] pelas suas contribuições na área de processos de separação com membranas, apresentando publicações com novos e relevantes resultados em torno da melhoria de sistemas membranares e de tecnologias de separação e purificação”.

“Ao longo de uma carreira de docência em Engenharia Química no Técnico, tive o privilégio de ensinar várias gerações de alunos de nível internacional excecional”, afirma Maria Norberta de Pinho, acrescentando que estes alunos “desenvolveram notáveis percursos profissionais quer na indústria, quer na academia”. Do seu próprio percurso, a docente destaca estadias na qualidade de investigadora visitante em entidades como o Max-Planck Institut für Biophysik (Frankfurt, Alemanha), o National Research Council of Canada (Ottawa, Canadá) e o Verfahrenstechnik Institute (Aachen, Alemanha).

O prazo para a submissão de artigos afetos a esta publicação especial – ‘Special Issue – Membrane Separation Processes. A Tribute to Professor Maria Norberta de Pinho’ – termina a 15 de janeiro de 2025.