Originalmente publicada em inglês em 2016, a obra “Physics of Field Propulsion” de Mário Pinheiro, professor do Instituto Superior Técnico, e Takaaki Musha, diretor da Advanced Science-Technology Research Organization, está agora disponível em japonês.
O livro trata de conceitos avançados na física de propulsão, particularmente em relação a sistemas de propulsão baseados em campos, como os sistemas eletromagnéticos e magnéticos. Através de uma abordagem teórica, a obra explora como diferentes tipos de campos, em especial campos magnéticos e elétricos, podem ser utilizados para impulsionar dispositivos sem contacto direto com o meio, focando-se em conceitos de dinâmica e eletrónica aplicada, além de propulsão sem combustível convencional.
“Um dos objetivos principais é abrir novas perspetivas para tecnologias de propulsão para aplicações espaciais avançadas”, partilha Mário Pinheiro. “O público-alvo da obra inclui principalmente estudantes de pós-graduação, investigadores e profissionais da área de física e engenharia, especialmente aqueles focados em sistemas de propulsão e dispositivos baseados em campos eletromagnéticos”, esclarece o coautor.
Mário Pinheiro confia que a publicação japonesa pode abrir portas para futuras colaborações. “Já houve diálogos iniciais com algumas organizações de investigação no Japão, e acredito que esta obra possa servir como base para futuras parcerias, especialmente considerando o crescente interesse no Japão por tecnologias inovadoras de propulsão e a aplicação de novos conceitos científicos”, partilha.