Ciência e Tecnologia

Paulo Ferrão selecionado membro da Missão da UE “Climate neutral and Smart Cities”

Paulo Ferrão, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Presidente do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento – IN+, foi selecionado para integrar o Conselho da UE para a Missão “Climate neutral and Smart Cities”. O seu mandato irá vigorar de 2022 a 2025.

A lista dos especialistas selecionados para os Conselhos de Missão das cinco missões da UE foi anunciada em 6 de setembro pela Comissária para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel. Cada Conselho de Missão é composto por 15 especialistas, incluindo um Presidente. Eles promoverão as missões da UE, sensibilizando os cidadãos, aconselhando sobre as ações dos planos de implementação das missões e aproveitando o trabalho dos conselhos de missão da primeira fase que decorreu de 2019 a 2021.

“Conto com o seu conhecimento, inspiração e visão para moldar um importante instrumento do Horizonte Europa, reforçando as bases dos Conselhos de Missão anteriores.”, afirmou a Comissária Mariya Gabriel. “Estou confiante de que com grande mobilização e foco, explorando as sinergias entre os programas, alcançaremos efetivamente os objetivos das Missões.”

Mais de 1100 indivíduos de toda a Europa e de outros países candidataram-se a membros dos Conselhos de Missões. O processo de seleção garantiu que os Conselhos fossem compostos por indivíduos independentes de alto nível, com excelente histórico de serviço público e participação cidadã. Os Conselhos de Missão são equilibrados com diversos perfis, incluindo empresas, administração pública, ciência, cultura, participação cidadã e organizações da sociedade civil. Uma primeira apresentação dos Conselhos de Missão ocorrerá nas Jornadas Europeias de Pesquisa e Inovação, de 28 a 29 de setembro de 2022.

As Missões da UE são uma iniciativa nova e inovadora no âmbito do Horizonte Europa que proporcionará um impacto transformador para a sociedade, a economia e o meio ambiente, por um prazo fixo. As missões da UE apoiarão a transformação da Europa num continente mais verde, mais saudável, mais inclusivo e resiliente. Visam trazer benefícios tangíveis para as pessoas na Europa e envolver os europeus na sua conceção, implementação e monitorização.