Ciência e Tecnologia

Ponte inovadora de investigadores de engenharia civil premiada em concurso mundial

Um projeto de investigação desenvolvido por investigadores do Técnico venceu o 3ª lugar do World Innovation in Bridge Engineering Prize (WIBE 2017), que teve mais de 200 candidaturas. “Este prémio, de âmbito internacional, procura premiar a inovação na engenharia de pontes e o seu impacto para a sociedade”, explica o Professor João Ramôa Correia do Departamento de Engenharia Civil do Técnico e um dos autores do projeto desenvolvido em colaboração com a empresa ALTO Perfis e pela Universidade do Minho. O projeto da Ponte São Silvestre tem como “principal inovação a combinação das vantagens de dois materiais numa ponte extremamente leve, fácil e rápida de montar, durável e com reduzidos custos de manutenção”, acrescenta o investigador. Os materiais em causa são os perfis pultrudidos de polímero reforçado com fibras de vidro (GFRP), utilizados como longarinas, e o betão auto-compactável reforçado com fibras de aço, utilizado no tabuleiro”.

O trabalho “São Silvestre footbridge: an innovative GFRP-SFRSCC hybrid structural system”, foi desenvolvido pelos investigadores José A. Gonilha, João Ramôa Correia, Fernando Branco, Joaquim Barros, José Sena-Cruz, em colaboração com a empresa ALTO, com o apoio da Agência Nacional de Inovação.