Ciência e Tecnologia

Professor João Canário eleito vice-presidente do International Arctic Science Committee

A eleição do investigador do Centro de Química Estrutural aconteceu no decorrer da reunião anual que teve lugar em Tromsø, na Noruega, no passado dia 30 de março.

O professor João Canário, docente do Departamento de Engenharia Química(DEQ), investigador do Centro de Química Estrutural (CQE), foi eleito como um dos quatro vice-presidentes do International Arctic Science Committee (IASC), na sequência da realização da reunião anual que teve lugar em Tromsø, na Noruega, no passado dia 30 de março.

Para o professor João Canário, esta eleição “representa o reconhecimento internacional da Ciência Ártica que se faz em Portugal e em particular no CQE/IST” e para a qual o docente contribui de forma muito ativa. “Esta eleição reflete igualmente o sucesso da conferência Arctic Science Summit Week 2021 que foi organizada a partir de Lisboa”, refere o investigador. Partilhando o quão “honrado” se sente com esta eleição, o professor João Canário diz-se pronto “para servir a comunidade científica internacional que se dedica ao estudo do extremo norte do planeta”.

Portugal, através da FCT, é um dos 24 países que está representado no IASC, entidade que desde 1999 realiza uma conferência anual, a Arctic Science Summit Week, dedicada ao debate de temáticas prementes nesta área polar.

Corria o ano de 2013 quando o docente do Técnico assumiu funções como delegado nacional (observador) do IASC, tendo posteriormente sido responsável pela definição da estratégia nacional de investigação do Ártico que conduziu à adesão de Portugal a este prestigiado organismo internacional. Além de ter conseguido que Portugal se tornasse membro em 2015, o professor João Canário acabaria por ser nomeado pela FCT como delegado nacional efetivo.

Fundado em 1990, o IASC é uma organização  científica internacional que tem como missão  promover e facilitar a cooperação em todos os aspetos da investigação no Ártico, e em todas as áreas da região Ártica.