Professor José Rui Figueira eleito presidente da International Society on MCDM

O docente do Departamento de Engenharia e Gestão do Técnico irá integrar a Comissão Executiva da sociedade durante 12 anos.

Depois de no ano de 2017 se ter tornado o primeiro português a ser distinguido com a Medalha de Ouro da International Society on Multiple Criteria Decision Making (MCDM), o professor José Rui Figueira, docente do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG), é agora eleito presidente desta sociedade internacional. “Sinto-me com muito mais responsabilidade uma vez que liderar uma sociedade internacional a isso impõe”, sublinha o docente do DEG. “Ao mesmo tempo, sinto que é muito importante para o Técnico e para a comunidade portuguesa de Investigação Operacional, em geral”, frisa de seguida.  O docente do Técnico conquista assim um lugar na comissão executiva da sociedade por um total de 12 anos, primeiro como “President Elected”, depois como “President” e seguidamente, como “Past President”.

Para o docente do Técnico entre os motivos que terão levado os seus pares a escolhê-lo está antes de tudo a “participação ativa no desenvolvimento da área e também porque já fui várias vezes membro da Comissão Executiva da Sociedade”. “Acresce a esta experiência a que tenho como um dos coordenadores do Grupo Europeu de Apoio Multicritério à Decisão, desde 2014”, aponta ainda, salientando o “papel fundamental” de ambos os grupos de trabalho no desenvolvimento do Apoio à Decisão Multicritério no mundo inteiro.

A International Society on MCDM tem como missão “desenvolver, testar, avaliar e aplicar a metodologia adequada para resolver problemas de decisão com múltiplos critérios, apoiar os decisores e outros atores a resolver problemas de decisão com múltiplos critérios, promover a interação e a investigação científica no estudo de problemas de decisão com múltiplos critérios e cooperar com outras organizações na prática e também no estudo da gestão dessas organizações”, como sublinha o professor José Rui Figueira. Para alcançar estes objetivos, a sociedade deve promover a troca de informações entre membros e não-membros interessados, e através do desenvolvimento e do incentivo ao desenvolvimento e implementação de novas técnicas, métodos e software, e fá-lo de diversas formas, nomeadamente através da organização de conferências internacionais, publicações no boletim da sociedade ou em números especiais de revistas internacionais. “Para além disso, a sociedade organiza ou co-organiza workshops, Escolas de verão e outras atividades similares, sempre que necessário”, frisa o docente do DEG.

Completamente identificado com os objetivos da sociedade, o professor José Rui Figueira afirma que as suas metas passarão pelo cumprimento das tarefas consagradas nos estatutos da sociedade, principalmente “o apoio académico, com ideias, métodos e contactos, sempre que tal seja necessário; o patrocínio de conferências internacionais para a divulgação de resultados; o incentivo de workshops para fins especiais e intercâmbios de estudantes; a publicação da newsletter eletrónica; e, o incentivo, num ambiente de amizade, da nossa comunidade em todo o mundo”.

O apoio multicritério à decisão é uma área do conhecimento que utiliza ferramentas analíticas (analytic tools) para apoiar os  decisores em todo o processo de tomada de decisão. “O processo tem normalmente quatro fases quando abordamos uma situação de decisão real: caraterização do contexto; formulação do problema;  utilização das ferramentas analíticas e construção de conclusões robustas tendo em vista a redação de um relatório com recomendações”, explica o professor José Rui Figueira. “A formulação do problema contém três elementos: o conjunto das alternativas, os pontos de vista, que são os diferentes ângulos que nos permitem observar e analisar essas alternativas e o resultado esperado”, refere, ainda, o docente.  Assim, o resultado esperado pode ser muito mais do que uma simples escolha da melhor alternativa, podendo existir “uma ordenação das alternativas, da melhor para a pior ou uma classificação das mesmas em diferentes categorias”, como veicula o docente do DEG.

Neste sentido, uma parte do trabalho de investigação do professor José Rui Figueira tem sido dedicada à problemática da escolha e à conceção e experimentação de algoritmos para problemas com estrutura combinatória e multicritério. “Outra, tem sido consagrada ao desenvolvimento de novos métodos ou melhoramento dos já existentes e novas metodologias para problemas de ordenação”, acrescenta o agora presidente eleito da sociedade. Por sua vez, a terceira parte da investigação, classificada pelo próprio como “a mais substancial”, tem incidido sobre o desenvolvimento de novas metodologias, métodos e algoritmos para problemas de classificação, incluindo técnicos da inteligência artificial e da aprendizagem máquina. Sendo esta uma área muito transversal, as metodologias desenvolvidas pelo grupo de investigação do docente têm sido aplicadas em várias áreas tais como: a economia e gestão, medicina e saúde, energia, recursos hídricos, agricultura, planeamento urbano e nanotecnologias.