Ciência e Tecnologia

Professor Pedro Girão torna-se “Fellow” da IET

A distinção da Institution of Engineering and Technology assume-se como um reconhecimento do trabalho desempenhado pelo docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Técnico.

O professor Pedro Girão, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Técnico (DEEC), foi recentemente eleito “Fellow” da Institution of Engineering and Technology (IET), a segunda maior ordem profissional de Engenharia Eletrotécnica do mundo, que conta com 170 mil membros de 150 países, e foi “com satisfação e alegria” que o docente recebeu a notícia desta distinção profissional, como nos confidenciou. O título de “Fellow” é atribuído a investigadores que demonstram elevados níveis de sucesso académico e mérito científico, através de liderança, influência, responsabilidade, inovação e serviço profissional – sendo que apenas uma pequena percentagem dos membros da IET detêm este grau.

Este grau é habitualmente o mais elevado a que alguém se pode candidatar nestas instituições, sendo concedido através da eleição pelos pares e, por isso, alvo de um escrutínio apertado. “No que respeita à IET, o processo de passagem a “Fellow” baseia-se na apresentação de uma candidatura, que envolve o preenchimento pormenorizado de um formulário, a qual é analisada por 2 Fellows do IET”, explica o professor Pedro Girão. É a partir do parecer que resulta dessa análise que o Fellow Assessment Panel discute e avalia a candidatura e produz uma recomendação para o seu Chairman. “De acordo com o parecer do painel, o Chairman pode tomar uma das seguintes decisões: Eleição, Entrevista ao candidato, Adiamento ou Recusa”, esclarece o docente do Técnico. No caso do professor Pedro Girão, que não era sequer membro da instituição, a sugestão para se candidatar resultou do convite que lhe foi endereçado, no final de janeiro deste ano, pela IET e pelo Editor in Chief da Science, Measurement & Technology, Jan Sykulski, para integrar o corpo editorial como Associate Editor. “Para o sucesso da candidatura contribuíram, decisivamente, os pareceres dos professores Leonel Sousa e Fernando Pereira, também eles Fellows do IET, e que foram os apoiantes da minha candidatura”, assinala o docente.