Ciência e Tecnologia

Professor Vítor Cardoso conquista bolsa de 5,3 milhões de euros da Villum Fonden

Através desta bolsa atribuída pela fundação dinamarquesa, o docente do Técnico é desafiado a criar e liderar um grupo de investigação na área de gravitação no Instituto Niels Bohr.

O professor Vítor Cardoso, presidente e docente do Departamento de Física (DF) e também investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA), conquistou uma bolsa atribuída pela Villum Fonden, no valor de 5,3 milhões de euros, para criar um segundo grupo de investigação sob a sua alçada no Instituto Niels Bohr. As Villum Investigator Grants são concedidas pela fundação a investigadores experientes e reconhecidos internacionalmente que podem dar um contributo decisivo nas áreas de Tecnologia e Ciências Naturais numa universidade dinamarquesa.

O docente do Técnico assume o seu entusiasmo perante a conquista e o desafio que se lhe segue. “Este projeto é equivalente a mais do que duas ERCs [bolsas do Conselho Europeu de Investigação], num instituto de referência, o Instituto Niels Bohr, onde a Mecânica Quântica se fez adulta”, evidencia. “O projeto e aposta são importantes para gravitação pois permitem captar o melhor talento internacional para esta área extremamente ativa e com um potencial de descoberta enorme”, frisa o investigador do CENTRA.

Para o Físico esta bolsa é “uma oportunidade única de continuar a fazer ciência de ponta, e criar uma rede mais vasta de investigadores em gravitação”. “O projeto Villum dá liberdade completa e exige apenas fazermos o melhor e atrairmos os melhores que estão à nossa volta”, como sublinha.

Além de estabelecer um grupo de gravitação no Instituto Niels Bohr, esta bolsa desafia o professor Vítor Cardoso, a ter impacto “na sociedade dinamarquesa, formando jovens alunos e sensibilizando a sociedade para os desenvolvimentos da área, que tocam a fronteira daquilo que conhecemos no universo”. Nada a que o docente do Técnico já não estivesse habituado a fazer nas salas de aula e laboratórios do Técnico, e que continuará a fazer. “Esta posição torna-se mais fascinante porque os laços com o Técnico vão ser mantidos e fortalecidos. O Técnico tem algum do melhor talento do mundo, em alunos e investigadores, claro que é importante manter esse contacto. Vamos criar parcerias, fazer intercâmbio de investigadores, etc. É um maravilhoso novo mundo”, afirma, como regozijo, docente do DF.

“Vítor Cardoso irá dar um forte impulso para que o Instituto Niels Bohr se torne um local central para a física gravitacional na Europa”

No comunicado que anuncia a distinção, o Instituto Niels Bohr destaca o facto de o Físico ter construído “um grupo de renome mundial em Portugal”. “Com o apoio da Villum Investigator Grant, Vítor Cardoso irá dar um forte impulso para que o Instituto Niels Bohr se torne um local central para a física gravitacional na Europa”, pode ler-se ainda no comunicado.

O lote de contemplados com estas bolsas é restrito, tendo sido apenas 10 os“Villum Investigators” selecionados de entre os 72 candidatos. As candidaturas foram sujeitas à avaliação de um grupo de trabalho da Villum Fonden, de três pares independentes, ficando a seleção final a cargo da direção da fundação dinarmarquesa.

Ainda que os nomes dos selecionados já tenham sido anunciados, a atribuição oficial será apenas feita numa cerimónia que decorrerá no dia 27 de abril e que contará com a presença da ministra da educação dinamarquesa, Ane Halsboe-Jørgensen.

Doutorado em Física pelo Instituto Superior Técnico em 2003, o professor Vítor realizou o seu pós-doutoramento na Universidade do Mississippi e na Universidade de Washington, em St. Louis. Em 2010, regressaria ao Técnico para exercer funções de docência no DF. Ainda em 2010 receberia a primeira bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em Inglês) no valor de um milhão de euros. Em 2015, soma a este valor mais milhão e meio, conquistando mais uma bolsa do ERC, desta vez uma consolidator Grant.

Ao longo destes anos tem recebido também várias bolsas de investigação em intuições de prestígio de todo o mundo, nomeadamente Perimeter Institute, CERN, e o Waseda Institute for Advanced Studies.  Foi também professor convidado na Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, e “Van der Waals Professor” na Universidade de Amsterdão. No CENTRA foi o fundador e atual líder do grupo GRIT focado na área da gravidade.

Acumula com estas funções, as posições de presidente do DF (desde janeiro do presente ano) e Chair do GWverse- European COST Action ” Gravitational waves, black holes and fundamental physics”, com mais de 500 membros.

Os seus interesses de investigação incidem sobre gravitação, em particular ondas gravitacionais e buracos negros. É autor de um livro e de cerca de 220 artigos publicados em revistas internacionais.

Além de brilhar no campo da investigação, o docente também tem o dom de cativar os seus alunos, como bem o demonstra o facto de, por várias vezes, integrar a Lista de Docentes Excelentes do Técnico, tendo mesmo em 2018 recebido o “Prémio IST Excelência no Ensino”.