Ciência e Tecnologia

Professora Ana Paiva eleita como “fellow” da Associação Europeia para Inteligência Artificial

O nome da docente do Técnico foi proposto pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

A docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e coordenadora do GAIPS  Research Group on AI for People and the Society, a professora Ana Paiva, foi recentemente eleita como fellow da Associação Europeia para Inteligência Artificial (EurAI). Depois de ver o seu nome proposto pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), a docente do Técnico acabou por ser eleita EurAI fellow, dois factos pelos quais se confessa “extremamente honrada”. “Penso também que a comunidade de inteligência artificial nacional e europeia reconheceu o trabalho que eu e a minha equipa que temos vindo a fazer ao longo de muitos anos, e como tal sinto-me agradecida pela confiança demonstrada”,  assinala a professora Ana Paiva. 

A  EurAI (anteriormente ECCAI) foi estabelecida em julho de 1982 e conta atualmente com a partição de 29 países. “Os principais objetivos desta associação prendem-se com o desenvolvimento da área promovendo o estudo, a investigação e a aplicação da inteligência artificial na Europa. Esta organização tem um conjunto de fellows, dos quais agora eu farei parte”, explica a professora Ana Paiva. Este programa, o EurAI Fellows, iniciou-se em 1999 e tem como objetivo reconhecer indivíduos que tenham dado contribuições significativas e sustentáveis na área, sendo a nomeação destes especialistas feita pelas associações nacionais. Apenas uma pequena percentagem de membros das sociedades nacionais deste programa, normalmente limitada ao máximo de 3% de todos os membros das sociedades EurAI. A professora Ana Paiva junta-se assim aos 4 investigadores nacionais que já representavam Portugal nesta prestigiante missão: os professores Luís Moniz Pereira, Hélder Coelho, Pavel Brazdil e José Júlio Alferes.

Relativamente às funções decorrentes desta eleição, a docente do Técnico explica que “em geral o importante é promover a área de Inteligência Artificial (IA), bem como inspirar e motivar jovens investigadores para os seus desafios, e também estar envolvida com diversas atividades que promovam a investigação, o desenvolvimento e a excelência da disciplina”.  Ainda assim, e pela experiência que detêm, a docente refere “que nos tempos que correm, a área de IA não necessita de mais promoção, pois há uma curiosidade e um interesse enorme pela inteligência artificial, não só pelos novos engenheiros, mas pela população em geral”, realça, de seguida.