O Instituto Superior Técnico conta com o envolvimento de cerca de 50 dos seus professores e investigadores no Produtech R3, um consórcio de 108 empresas, universidades e centros de investigação criado com o intuito de induzir uma alteração estruturante da fileira das tecnologias de produção. O projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do programa NextGeneration EU através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em atividade desde 2022, a iniciativa pretende explorar os investimentos que o setor da indústria vai realizar com a transição verde e digital, reduzindo a dependência tecnológica externa, aumentando o valor acrescentado gerado no país e contribuindo para uma alteração da especialização da economia portuguesa.
Dos 85 novos produtos e serviços que resultarão deste consórcio, o Técnico está envolvido em 19, incidindo sobre quatro das cinco áreas que compõem o Produtech R3 – a customização de produtos e produção de proximidade; a produção adaptativa, colaborativa e competitiva; sistemas de produção interoperáveis, inteligentes e autónomos; e a eficiência na utilização de recursos e integração direta de energias renováveis nos processos de produção.
O papel da Escola nesta iniciativa tem como exemplos práticos “a instalação de software de gestão da produção nos demonstradores e recolha e análise de dados para alimentar ferramentas de otimização, a colaboração no desenvolvimento de outras ferramentas inteligentes”, como explica Marco Leite, professor do Técnico e investigador no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC).
O pacto de inovação Produtech R3 reúne um consórcio nacional de 108 parceiros de diversas áreas e setores da indústria nacional. É constituído por 45 empresas Fornecedoras de Tecnologias de Produção, 37 empresas Utilizadoras de Tecnologias de Produção na Indústria Transformadora e 26 ENESIIs (Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, Centros Tecnológicos, Entidades Setoriais).
O Produtech R3 foi um dos projeto financiados pelo PRR a estar presente no Técnico Innovation Summit, nos dias 4 e 5 de novembro, que reuniu investigadores e empresas para mostrar o que estão a desenvolver nos consórcios que integram.