Quatro professores do Técnico integram XXIV governo de Portugal

Maria da Graça Carvalho assume o Ministério do Ambiente e Energia, numa lista de cargos que ficou concluída com a nomeação de outros três professores do Técnico como Secretários de Estado.

A nomeação dos novos 41 Secretários de Estado do XXIV governo constitucional português, e aceitação pelo Presidente da República, concretizadas no final de dia de 4 de abril, fechou a lista de membros que se comprometem a liderar os destinos do país durante os próximos quatro anos.
A Maria da Graça Carvalho, professora catedrática do Instituto Superior Técnico, que já havia sido apresentada no início da semana como a nova Ministra do Ambiente e Energia, juntam-se três novos membros com afiliação à Escola: como Secretária de Estado da Ciência, integrada no Ministério da Educação, Ciência e Inovação, Ana Paiva; como Secretária de Estado da Energia, integrada no Ministério do Ambiente e Energia, Maria João Pereira; e como Secretário de Estado de Estado da Modernização e da Digitalização, integrado no Ministério da Juventude e Modernização, Alberto Silva.

Na lista está também o alumnus Miguel Pinto Luz, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Técnico (Universidade de Lisboa), assumindo o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Notas biográficas:

Maria da Graça Carvalho
A nova Ministra do Ambiente e Energia transita diretamente do Parlamento Europeu, onde cumpria o mandato de Eurodeputada, para o governo. É formada em Engenheira Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e doutorada pelo Imperial College de Londres. É professora catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico.
Entre 2003 a 2005, foi membro do governo português, como Ministra da Ciência e do Ensino Superior (2003-2004) e, posteriormente, como Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior (2004–2005).

Ana Paiva
Integrada no Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a nova Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, é professora catedrática do Departamento de Engenharia Informática do Técnico e atual investigadora, depois de ter fundado e coordenado durante mais de 20 anos, do Grupo de Inteligência Artificial para Pessoas e Sociedade (GAIPS), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID).  É doutorada em Inteligência Artificial com mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Alberto Silva
A pasta da Secretaria de Estado da Modernização e da Digitalização, integrada no Ministério da Juventude e Modernização, foi entregue a Alberto Silva, professor catedrático no Departamento de Engenharia Informática do Técnico. É doutorado em Engenharia Informática e de Computadores, com mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores e licenciatura de Engenharia Informática. É investigador na área de Sistemas de Informação no  Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID)

Maria João Pereira
A nova Secretária de Estado da Energia integra a equipa de Maria Graça Carvalho no Ministério do Ambiente e Energia. Maria João Pereira é presidente do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do Técnico e investigadora do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), que também presidiu. É professora catedrática do mesmo departamento, sendo doutorada em Engenharia de Minas com agregação em Georrecursos. É mestre em Mineralurgia e Planeamento Mineiro e licenciada em Engenharia de Minas pelo Técnico.