Ciência e Tecnologia

Projeto de investigação do Técnico recebe Prémio Alfredo da Silva

O projeto “ReDuCe” foi distinguido, por unanimidade, na categoria “Empreendedorismo”.

A investigadora do Técnico/CERIS- Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, Maria Paula Mendes, recebeu esta quarta-feira, 30 de junho, das mãos do presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, um dos Prémios de Investigação Científica Alfredo da Silva. Na origem da distinção está o projeto “ReDuCe – Uso de Resíduos de Máscaras Descartáveis em Compósitos com Diversas Formulações”, distinguido na categoria “Empreendedorismo”, que contou com a parceria do Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal.

O projeto ReDuCe,  liderado pela investigadora do CERIS, procura promover a reciclagem das máscaras cirúrgicas usadas, incorporando os seus resíduos (em formas de fibras ou partículas) em compósitos para a construção. A equipa multidisciplinar de investigadores pretende estudar soluções usadas na construção (argamassas, betão não estrutural e camadas de enchimento), apostando na circularidade e contribuindo para a mitigação do impacto negativo dos plásticos na sociedade e meio ambiente.

A longo prazo, o objetivo do projeto passa pelo desenvolvimento de compósitos de diversos ligantes de baixo custo, com bom desempenho (mecânico e ao fogo), durabilidade e elevado índice de incorporação de resíduos plásticos provenientes de máscaras cirúrgicas. Se possível, as soluções desenvolvidas serão enquadradas na atividade das empresas que integram a BSCD, ou das empresas do antigo grupo CUF que apostem na inovação e sustentabilidade, como forma de criar valor ao seu negócio.

A equipa do ReDuCe conta ainda com o professor Carlos Oliveira Cruz, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) e investigador do CERIS, o professor Manuel Francisco Pereira, professor do DECivil e investigador do CERENA, a professora Inês Flores Colen, docente do DECivil e investigadora do CERIS, e o também investigador do CERIS, Giovanni Borsoi.

O projeto de investigação do Técnico foi distinguido por unanimidade e conquista um prémio no valor de 25 mil euros que será entregue de forma faseada, de acordo com relatórios de monitorização da evolução do projeto.

Os Prémios de Investigação Alfredo da Silva foram promovidos pela Fundação Amélia de Mello, no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do industrial Alfredo da Silva, para distinguir e apoiar a realização de projetos de investigação científica avançada nos domínios do empreendedorismo, inovação tecnológica, mobilidade e indústria, e da sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Os galardões tinham como destinatários investigadores, integrados ou não nas universidades e institutos politécnicos do país. O BCSD, a COTEC – Associação Empresarial para a Inovação e a Universidade Nova de Lisboa foram os parceiros da iniciativa.

Vídeo da Cerimónia de entrega dos Prémios