Ciência e Tecnologia

Projeto do Técnico de aproveitamento de resíduos premiado pela iniciativa Mares Circulares

O Blocoyster tem como objetivo contribuir para a economia azul sustentável utilizando resíduos de bivalves na produção de blocos de construção.

O projeto ‘BLOCOYSTER – Blocos Sustentáveis com a Incorporação de Resíduos de Aquicultura’ venceu a sexta edição do concurso Mares Circulares, na categoria Centros de Investigação, em janeiro deste ano. O projeto procura reduzir a poluição causada por resíduos de aquicultura reaproveitando conchas de ostra para a produção de blocos de construção. Conta com investigadores do Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) e do Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA), unidades de investigação do Instituto Superior Técnico.

O projeto, que teve início em março e que terá a duração de um ano, contribui para a economia azul sustentável com a redução da poluição causada no meio ambiente pelos resíduos da aquicultura (criação controlada de organismos aquáticos). Através da utilização das conchas de ostra na produção de blocos de construção, aposta numa solução com materiais locais, aumentando a cadeia de valor e reduzindo a pegada de carbono. Promove a circularidade entre sectores económicos, aproveitando os resíduos de bivalves do sector marítimo para a criação de novos produtos no sector da construção.

Inês Flores-Colen, professora do Técnico, investigadora do CERIS e coordenadora do BLOCOYSTER, explica que a atribuição do prémio de sete mil euros “foi essencial, pois permite explorar mais um potencial do uso da concha de ostra – a produção de blocos de betão mais sustentáveis”. Para além de professores e investigadores doutorados, a equipa do BLOCOYSTER inclui também três estudantes de doutoramento e dois de mestrado (na foto, surgem Poliana Bellei e Nicollas Moreira, estudantes de doutoramento e mestrado, respetivamente).

A iniciativa Mares Circulares tem implementação ibérica e é promovida pela empresa Coca-Cola em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), tendo como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras que promovam a economia circular na luta contra os resíduos nos mares, oceanos e ambientes fluviais.