Projeto ERA Chair “BIG – Blockchain Innovation for Good” lançado no Técnico

O projeto é coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Técnico, Nuno Jardim Nunes (ITI/LARSyS) e Rodrigo Miragaia Rodrigues (DSG/INESC-ID Lisboa).

Decorreu esta segunda-feira, dia 8 de novembro de 2021, o lançamento do projeto ERA Chair “BIG – Blockchain Innovation for Good”, no Pavilhão Informática II no Instituto Superior Técnico.

Na sessão de lançamento, o professor Nuno Nunes definiu como objetivo deste projeto “o desenvolvimento de tecnologia Blockchain” em Portugal. De seguida, o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, comentava a intervenção do professor Nuno Nunes afirmando que “há algum tempo que tento compreender o que é a Blockchain”.

A explicação seria dada pela professora Catherine Mulligan, responsável pelo projeto agora apresentado, e coordenadora do laboratório do BIG “DCentral”. Catherine Mulligan começou a sua intervenção por “falar nas ondas de inovação das últimas décadas”, afirmando logo de seguida que “é isso que a Blockchain é”. Mulligan referiu-se também à evolução tecnológica dos últimos milénios, começando por dar conta de um objeto chinês, de 19.000 AC, que servia para contar “dinheiro”. A este respeito, deu conta da evolução do conceito de “dinheiro” nos últimos 5000 anos afirmando que “as tecnologias digitais fizeram-nos repensar esse conceito”.

Catherine Mulligan fez de seguida a apresentação da equipa do projeto, composta por 50% de homens e 50% de mulheres, facto também realçado pelo professor Nuno Nunes, dando conta também da sua multidisciplinaridade. A equipa é composta por pessoas de áreas tão diversas como Arquitetura, Informática, Ciências da Computação e Economia Política. As áreas que esta equipa irá trabalhar são igualmente diversas tendo a professora Mulligan apresentado três: New Governance/Economic Mechanisms; New Technology Paradigms; New Social/Cultural Paradigms.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, também presente na sessão, começou por se referir a três aspetos na sua intervenção. A necessidade de trazer mais mulheres para a Ciência, a necessidade da investigação europeia ser aberta e colaborativa e a própria Blockchain que, segundo Manuel Heitor, compreende um “esforço coletivo e colaborativo para fazer Ciência”. Manuel Heitor referiu-se ainda à questão da Inteligência Artificial afirmando que esta deve ser “responsável”.

O evento contou ainda com um conjunto de apresentações e convidados de várias instituições como a Open Earth Foundation, a Anchorage, empresa cujo um dos cofundadores é o antigo aluno do Técnico Diogo Mónica, a Algorand Foundation e o Imperial College of London.

O projeto BIG (Blockchain technologies and design Innovation for social Good) foi um dos contemplados com uma “ERA CHAIR”- no âmbito do programa “Spreading Excellence and Widening Participation (Widening)”, incluído no Programa-Quadro de apoio à investigação e à inovação da União Europeia, o Horizonte 2020. Com um financiamento global de 2,5 milhões de euros, este projeto permitirá formar uma equipa interdisciplinar dedicada à investigação de topo em tópicos que combinem as oportunidades tecnológicas da blockchain, a inovação pelo design e o desenvolvimento de novas soluções para os desafios societais que se impõem.

Sobre a tecnologia Blockchain

A primeira coisa em que se pensa quando se fala em tecnologia Blockchain é a Bitcoin. No entanto, esta tecnologia vai muito além das criptomoedas. É uma tecnologia utilizada por várias empresas a nível mundial como a NBA, a Credit Suisse, a JP Morgan, a Carrefour, a Google, ou o Facebook, entre muitas outras.

A tecnologia Blockchain funciona como uma rede através de blocos de dados encadeados e seguros, na qual o conjunto seguinte de dados tem sempre a informação, ou “impressão digital”, proveniente do anterior, juntando um novo conjunto de dados. Assim, a Blockchain regista um determinado conjunto de dados, quem os enviou, quem os recebeu e quando essa transação de informação foi feita. Desta forma, fica assegurada uma das principais características desta tecnologia que é a transparência.