Ciência e Tecnologia

Projeto financiado pelo PRR para alimentação sustentável conta com participação do Técnico

O projeto VIIAFOOD pretende transformar o setor alimentar português, com especial foco na alimentação saudável e na sustentabilidade.

Vários investigadores do Instituto Superior Técnico estão envolvidos na ‘Agenda VIIAFOOD – Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação Agroalimentar’. Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este projeto procura impulsionar a transformação do setor alimentar português, em particular em termos de competitividade e sustentabilidade. Composto por cerca de 50 entidades, o consórcio pretende concretizar-se em mais de 130 novos produtos, serviços e processos até dezembro de 2025.

Ana Clara Marques e Rui Galhano dos Santos, do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Paulo Peças, do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), e Luís Caldas de Oliveira, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), são os professores do Técnico envolvidos no VIIAFOOD. Neste grupo de investigadores, reúnem-se conhecimentos nas áreas de polímeros e sustentabilidade, lean manufacturing e melhoria contínua, análise de dados e machine learning.

O VIIAFOOD propõe a formulação de novos produtos alimentares e adoção de tecnologias avançadas para o seu processamento e produção, bem como novos testes de qualidade de produtos alimentares. Procura ainda aumentar a sustentabilidade e eficiência energética e global do processo de fabrico destes produtos, reduzir a quantidade de resíduos alimentares e aumentar a capacidade, flexibilidade e eficiência produtiva da indústria agroalimentar.

No âmbito do VIIAFOOD, os investigadores do Técnico estão envolvidos no subprojecto ‘Newpack: Uma Nova Geração de Materiais de Embalagem’, com vista à utilização de matérias-primas de fontes renováveis (alternativas ao PET) com uma constituição que, em caso de descarte acidental em ambiente marinho, não seja nociva para os peixes e possa, adicionalmente, ter um efeito nutritivo em caso de ingestão por parte destes. O Newpack procura também novas soluções de embalamento formuladas com ingredientes naturais que permitam otimizar a vida útil dos produtos alimentares. Também em estudo está a utilização de sensores no embalamento que possam dar informação sobre as condições de conservação do produto e permitam rastrear o mesmo em toda a cadeia de distribuição.

Numa outra vertente do VIIAFOOD, os professores do Técnico estudam ainda a integração de algoritmos de machine learning em linhas de produção para apoiar o processo de tomada de decisão inteligente. A par disso, pretendem desenvolver e integrar um sistema de diagnóstico flexível e não intrusivo nessas linhas de produção para apoiar a resolução de problemas que nelas surjam.

O projeto VIIAFOOD é financiado pela União Europeia no âmbito do programa NextGeneration EU através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e do PRR.