Proposta do Projeto do CERENA e IT distinguida com financiamento pelo RDPETRO

A ideia da equipa passa por criar um instrumento de simulação de cenários geológicos prováveis, com base no conhecimento existente, e a sua validação ou falsificação através de metodologias de Machine Learning e Inteligência Artificial.

O projeto “Machine learning and artificial intelligence for risk assessment in early exploration stages” foi distinguido com financiamento de entre as mais de 350 propostas aprensentadas na cerimónia de entrega de prémios do RDPETRO, realizada em Abu Dhabi, há algumas semanas. O projeto tem na sua génese a coordenação do CERENA, com a participação dos professores Amílcar Soares, Leonardo Azevedo e Maria João Pereira, e conta com a parceria do Instituto de Telecomunicações (IT), através dos professores Mário Figueiredo e José Bioucas-Dias.

Esta investigação conjunta irá dar resposta a um dos desafios mais importantes da indústria de petróleo e gás, nas fases iniciais de pesquisa de novos prospetos que podem posteriormente vir a revelar-se novas descobertas. O desafio consiste em saber o risco, ou probabilidade de sucesso, da existência ou não de um potencial reservatório de gás ou petróleo, tendo em conta a muito escassa e diversa informação existente. Esta fase assume-se como crucial, visto que as seguintes exigem “um risco financeiro extraordinariamente elevado”, como frisa o coordenador, professor Amílcar Soares. “Este projeto pretende criar um instrumento de simulação de cenários geológicos prováveis, com base no conhecimento existente, e a sua validação ou falsificação através de metodologias de Machine Learning(ML) e Inteligência Artificial (IA)”, acrescenta ainda o investigador do CERENA. Esta é uma metodologia de otimização que conflui para soluções que são quantificáveis em termos de risco, ou probabilidade de sucesso, comprovando se existe ou não um alvo com potencial de reservatório.

A equipa mostra-se bastante satisfeita com esta distinção, por entre as melhores universidades e os melhores centros de investigação internacionais, e com o financiamento que surge no seguimento da mesma. “Em primeiro lugar porque demonstra a sua relevância científica e a pertinência industrial da mesma”, frisa o professor Amílcar Soares. “E por outro lado, porque os financiadores são as maiores empresas mundiais da indústria de petróleos que procuravam precisamente ideias de ponta para financiarem”, completa o investigador do CERENA.

O envolvimento destas duas unidades de investigação é apontado pelo professor Amílcar Soares como uma “complementaridade perfeita para os objetivos deste projeto”. O CERENA tem todo um histórico no desenvolvimento e implementação de técnicas de integração de imagens sísmicas e conhecimento geológico em cenários e ambientes geológicos distintos, assim como na simulação estocástica da distribuição espacial das propriedades internas das rochas. Por sua vez, o IT tem “um currículo único nas metodologias de ML e AI que validam ou falsificam as realizações estocásticas daqueles cenários”, como destaca o investigador do CERENA.

O RDPETRO é o maior encontro mundial entre a academia, start-ups e empresas de tecnologia focadas em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para a indústria de petróleo e gás. Além da reunião e troca de conhecimentos, oferece um programa de financiamento de vários milhões de dólares, patrocinado pelas maiores empresas nacionais e internacionais de petróleo, para premiar os projetos e ideias mais inovadores que ajudam a resolver os principais desafios do setor.