Ciência e Tecnologia

Revista ACS Sustainable Chemistry & Engineering destaca artigo com o contributo de grupo de investigação do CERIS

O artigo intitulado "Biobased Thermosetting Polyester Resin for High-Performance Applications" foi publicado recentemente na revista científica.

O artigo “Biobased Thermosetting Polyester Resin for High-Performance Applications” surge em destaque na capa da revista ACS Sustainable Chemistry & Engineering (Volume 10, No. 11, publicada a 21 de março de 2022).

Este artigo descreve parte do trabalho realizado no grupo de investigação Composites Research Group (CORE Group),  pertencente ao Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), relativo ao desenvolvimento de novas vias para a produção de resinas de poliéster insaturado bio-derivadas, utilizando building blocks obtidos de fontes renováveis e diluentes reativos com baixo conteúdo de estireno. As bio-resinas apresentadas demonstraram alcançar propriedades mecânicas e termomecânicas elevadas, possuindo mais de 50% do seu conteúdo em massa derivado de matérias-primas rapidamente renováveis.

Segundo o resumo do artigo “reduzir a dependência de monómeros e reticulantes à base de petróleo é uma meta cada vez mais importante para a indústria de plásticos”. Isso é possível através da crescente diversidade e disponibilidade de produtos alternativos de base biológica derivados de recursos renováveis, alguns dos quais são compatíveis com a produção de resinas mais sustentáveis para aplicações de alto desempenho.

O artigo em destaque refere ainda que “o desenvolvimento de polímeros sustentáveis é estimulado por políticas, legislação e acordos internacionais, com a mudança fundamental para uma produção e economia de base biológica representando um desafio diário em muitos setores. A maioria das pesquisas sobre polímeros para aplicações industriais concentrou-se em termoplásticos, principalmente para a indústria de embalagens”.

O desenvolvimento de poliésteres insaturados (UPs) e suas resinas reticuladas (UPRs) à base de ácido 2,5-furanodicarboxílico (FDCA) e outros blocos de construção de base biológica são apresentados neste artigo, que evidencia as características originais destes UPs.