Ranking de Leiden destaca ULisboa no topo mundial da investigação

Além de se classificar em 131.º lugar a nível mundial e ocupar a 30.ª posição na Europa, a Universidade de Lisboa é líder na Península Ibérica.

O CWTS Leiden Ranking volta a posicionar a Universidade de Lisboa (ULisboa) entre as melhores do mundo na produção científica. A edição de 2021, divulgada esta quarta-feira, 2 de junho, daquele que é um dos mais importantes rankings internacionais do ensino superior coloca a ULisboa no 131.º lugar a nível mundial e no 30.º a nível europeu. No contexto da Península Ibérica, a instituição volta a ser líder, à semelhança do que já tinha acontecido na edição anterior.

Numa análise pelas 5 áreas científicas consideradas pelo ranking e dedicando especial atenção aquelas em que o Técnico atua, a ULisboa surge no 103.º lugar mundial e em 18.º a nível europeu no que toca ao impacto científico nas áreas de Matemática e Ciência da Computação. Nas áreas de Ciências da Engenharia e da Física o posicionamento é também de destaque ocupando a 102.ª posição mundial e 16.ª posição no panorama europeu.  É mesmo na área de Ciências da Vida e da Terra que a ULisboa brilha mais, conseguindo um prestigiante 10.º lugar europeu, e o 59.º lugar  mundial.

O ranking de Leiden é considerado um dos mais prestigiados rankings internacionais, fundamentando a avaliação na produção científica e no seu impacto, através de dados bibliométricos da Web of Science, produzida pela Clarivate Analytics. Nesta edição, o ranking de Leiden avaliou a produção científica de 1225 universidades em 69 países, de 2016 e 2019.

Além do impacto científico, foram também analisados os indicadores das instituições em mais três domínios: colaboração (interinstitucional, internacional e com a indústria), artigos publicados na modalidade de acesso aberto e diversidade de género.  Ao nível das colaborações e do acesso aberto, a ULisboa classifica-se no 122.º lugar a nível mundial e o 38.º europeu.  No que respeita, à diversidade de género, a instituição ocupa a 102.ª posição a nível global e é a 40.ª entre as instituições europeias.

A nível nacional, no top-3 liderado pela ULisboa, estão também a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra, que ocupam respetivamente o 2.º e 3.º lugares.

A edição de 2021 do CWTS Leiden Ranking é liderada pela Universidade de Harvard. Nas áreas de Matemática e Ciência da Computação e de Ciências da Engenharia e da Física a liderança pertence à Universidade de Tsinghua.